Notícias

home » notícias

1 de Setembro de 2014 às 14:39

01/09/2014 - Bancários de Dourados no Plebiscito Popular da Reforma Política


Campanha por mudanças no sistema eleitoral brasileiro vai de 1º a 7 de setembro em todo o país
 
Dourados MS - O Sindicato dos Bancários de Dourados MS participou de todas as etapas de construção e discussão desse processo democrático e popular, está engajado também durante toda esta semana na coleta de votos que vai de hoje, 1º à 7 de setembro. Nos bancos a coleta de votos vai ser itinerante, com urnas sendo levadas para o interior das agências. Além disso, haverá urnas também em vários outros locais da cidade, como na Praça Antônio João, igrejas e sindicatos.

Votos pela Internet

O plebiscito popular também vai receber votos pela internet, no endereçowww.plebiscitoconstituinte.org.br

 Uma ferramenta autenticadora de coleta de votos está disponível no site desde as primeiras horas de 1º de setembro, mas a urna virtual só aceitará votos de pessoas devidamente identificadas e não permitirá a participação em duplicidade.

Com a votação via internet e milhares de urnas físicas pelo Brasil, a campanha espera receber o total de 10 milhões de votos.

Clique aqui e veja também: Contraf-CUT orienta prioridade máxima ao plebiscito que começa nesta segunda

Ao olharmos para o nosso Congresso Nacional vemos que é um Congresso composto de deputados e senadores que fazem parte da minoria da População Brasileira.

Mais de 70% de fazendeiros e, ou empresários, sendo que maioria da população é composta de trabalhadores e camponeses; 9% de Mulheres, sendo que as mulheres são mais da metade da população brasileira; 8,5% de Negros, sendo que 51% dos brasileiros se auto-declaram negros; Menos de 3% de Jovens, sendo que os Jovens (de 16 a 35 anos) representam 40% do eleitorado do Brasil.

Com esse quadro desigual, as pautas que interessam à classe trabalhadora ficam travadas. A redução da jornada oficial para 40 horas sem diminuição dos salários, por exemplo, reivindicação antiga das centrais sindicais, está parada desde 1995.

Enquanto isso, ameaças aos direitos trabalhistas como o PL 4330/04, que permite a terceirização nas atividades-fim das empresas, tramitam com velocidade, e sua aprovação só está sendo evitada graças ao esforço e à mobilização dos sindicatos.

E para mudar esse quadro, só mesmo com uma reforma política que ajude a tornar o Congresso mais representativo. Assim, 400 entidades e 1.500 comitês, com urnas espalhadas em todo o país realizarão entre os dias 1º e 7 de setembro, na Semana da Pátria, um plebiscito popular em que a população será convidada a responder uma única pergunta: “Você é a favor de uma constituinte exclusiva e soberana sobre o sistema político?”.

Fonte: Seeb-Dourados e Região, por Joacir Rodrigues

Notícias Relacionadas