Contraf-CUT e CNTV divulgam números em entrevista coletiva, em São Paulo
A pesquisa nacional sobre mortes em assaltos envolvendo bancos no primeiro semestre de 2014, elaborada pela Contraf-CUT e Confederação Nacional dos Vigilantes (CNTV), com base em notícias da imprensa e apoio técnico do Dieese, teve grande repercussão em jornais, revistas, sites, TVs e blogs de todo o país.
O levantamento apurou que no primeiro semestre de 2014 ocorreram 32 mortes, uma média de 5,33 vítimas fatais por mês, o que representa aumento de 6,7% em relaç&a tilde;o ao mesmo período de 2013, quando foram registradas 30 mortes. Desde os primeiros seis meses de 2011, o crescimento foi de 39,1%. Em todo o ano passado ocorreram 65 mortes.
Veja aqui os dados completos da pesquisa
Para a Contraf-CUT e a CNTV, essas mortes revelam a escassez de investimentos dos bancos para melhorar a segurança dos estabelecimentos e garantir um atendimento seguro para os clientes e a população.
"Mais do que muito preocupantes, esses mortes comprovam o descaso e a indiferença dos bancos para a prevenção de assaltos e sequestros", afirma o presidente da Contraf-CUT, Carlos Cordeiro. "Eles continuam enxergando a segurança como custo e não como investimento na proteção da vida de trabalhadores e clientes", aponta.
Confira algumas das notícias veiculadas em todo o país:
Globo News
Jornal da Record
Portal Band
Agência Brasil
Rede Brasil Atual
UOL
Hoje Noticia - Goiânia/GO
DCI
ClickPB - João Pessoa/PB
Hoje Mais - Três Lagoas/MS
Mato Grosso Notícias
O Estado do Ceará
Clic Folha - BH
Revista Expansão - Atibaia/SP
ABCD Maior
Jornal de Santa Catarina
Pioneiro - RS
Portal Gente de Opinião - RO
IG
No Minuto - Natal
Jornal Metro - SP
Diário de Pernambuco
Terra
BOL
MSN
A Tribuna - Santos
VOOZ - PI
Folha da Região - Araçatuba/SP
A Tarde - BA
Capital Teresina
Exame
A Crítica
PasseiAki
Correio da Bahia
Jornal do Brasil
Fonte: Contraf - CUT