Da esquerda para a direita: os diretores do Sindicato Rafael Zanon, Marianna Coelho e Wescly Queiroz (de preto)Dando continuidade à série de atividades da Campanha Nacional 2014, o Sindicato realizou, nesta quarta-feira (25), reunião no Centro de Suporte Operacional (CSO) Risco União do Banco do Brasil para debater as ações judiciais que visam garantir os direitos dos bancários e as reestruturações em andamento no CSO e no Centro de Suporte e Logística (CSL).
Durante a reunião, que contou com ampla participação do funcionalismo, os dirigentes sindicais relataram as principais reivindicações aprovadas no 25º Congresso Nacional dos Funcionários do BB, realizado entre 6 e 8 de junho, em São Paulo.
“Informamos também que o Sindicato vai realizar assembleia para os bancários de todos os bancos do Distrito Federal no próximo dia 10 de julho (quinta-feira). Na ocasião, os trabalhadores vão escolher os delegados para representar Brasília na 16ª Conferência Nacional dos Bancários, que ocorre entre 25 e 27 de julho, em São Paulo”, disse a diretora do Sindicato Marianna Coelho, que também é bancária do BB.
Preocupado com os bancários e bancárias do CSO/CSL – setores em processo de reestruturação –, o Sindicato tirou dúvidas sobre as mudanças e deixou claro que não vai aceitar prejuízos em relação à remuneração e local de trabalho.
Na segunda-feira (9), a 18ª Vara realizou a audiência de instrução da ação coletiva 878/2011, que pleiteia 7ª e 8ª horas dos que exercem e já exerceram a função de assistente A em unidade de apoio, ou, simplesmente, assistente A-UA, lotados no CSO-SIA. A ação está pronta para julgamento.
A assessoria jurídica do Sindicato segue com mais ações na Justiça pleiteando as 7ª e 8ª horas dos últimos cinco ou mais anos para todos aqueles que exerceram as funções de assistente, auxiliar e analista nas unidades de negócio e de apoio, de assessor júnior nas unidades estratégicas, e de assistente, assessor júnior, pleno e sênior na Diretoria de Tecnologia (Ditec).
Os números para acompanhamento dos processos são os seguintes: ação 631/2013 da 12ª Vara para assistentes e assessores júnior, pleno e sênior da Ditec; e ação 572/2013 da 19ª Vara do TRT para assistentes, auxiliares e analistas de unidade de apoio, unidade tática e assessores júnior de unidades estratégicas; ação 613/2013 da 15ª Vara para assistentes de unidades de negᄈcios (agências).
“O Sindicato continuará lutando em todas as instâncias por todos os bancários e bancárias que exerceram jornada de 8 horas em funções técnicas”, afirmou o secretário de Assuntos Jurídicos do Sindicato, Wescly Queiroz, que também é bancário do BB.
Fonte: Da Redação, Seeb Brasília