Notícias

home » notícias

1 de Junho de 2015 às 07:54

01/06/2015 - “Os 44 anos da Fenae e a consolidação do modelo associativo dos empregados da Caixa”


Texto reafirma que Federação é união, lutas e conquistas, contando para isso com a contribuição singular de milhares de bancários. Afirma também que entidade surge, em 29 de maio de 1971, em contraposição ao autoritarismo e, desde então, tem como foco a luta em defesa da Caixa 100% pública e de seus trabalhadores, aliada a uma política de investimentos nas Apcefs

 

Brasília - “Surgida em 29 de maio de 1971, para reafirmar o bem-estar dos empregados do único banco 100% público do Brasil, a Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) é união, lutas e conquistas. São 44 anos de sonhos, desafios, planejamentos, mobilizações e compromissos, com base em um cenário de passeatas, atos públicos, manifestações e greves em torno de cada gestão e da contribuição singular de milhares de bancários.

“A construção de uma entidade que atua focada predominantemente na luta dos trabalhadores não é algo linear. Para analisar os 44 anos da Fenae, é necessário entender o projeto de Brasil e de Caixa paridos por todo esse período. Não se trata de um projeto apenas teórico, resultado de uma vanguarda iluminada, mas de algo que sai da própria luta política e ganha corpo, a cada momento, quando defende os interesses da classe trabalhadora, da Caixa como ente público e da sociedade como um todo.

“A Fenae foi criada como um movimento em determinada direção, que surge em contraposição ao autoritarismo, corrige vícios e consolida a unidade para conquistar sempre mais. Desde 1971, o trabalho da entidade é assim: sempre criando, montando, construindo, descobrindo e sempre avançando. De sua atuação nascem o esporte, a cultura, as atividades sociais e as ações de respeito ao meio ambiente e desenvolvimento humano, combinadas com a capacidade de gestão e a visão estratégica no campo empresarial.

“Em mais de quatro décadas de existência, a Fenae segue como a representante maior de gerações de trabalhadores que expandem as fronteiras da cidadania política, influenciando decisivamente o cotidiano de muita gente, na Caixa e em outros ambientes. E seu poder de provocar mudanças em tudo que toca, contagia. Isso é assim porque, mais do que uma entidade de um segmento importante da categoria bancária, a Fenae se notabiliza como um movimento essencial e age com otimismo diante das circunstâncias conjunturais. E, mesmo quando as situações se mostram difíceis, insiste em fazer perguntas: Quais são as possibilidades? O que se pode fazer? Isto a faz ser cada vez mais aberta ao novo.

“Hoje, como sempre, o principal foco continua sendo a luta em defesa da Caixa e de seus trabalhadores, aliada a uma política de investimentos nas Apcefs. A mobilização coletiva sempre se mostrou vital para a Fenae. Tanto que, no mundo do Brasil e da Caixa, a tarefa não é só a de quem constata o que ocorre, mas também a de quem intervém como sujeito dos acontecimentos, para mudá-los em favor de todos os trabalhadores.

“A Fenae, aliás, se faz presente onde existem bancários lutando por seus direitos. Todas as ações são feitas em parceria com as 27 associações afiliadas. O propósito é o de integrar os empregados da Caixa por intermédio de eventos políticos, sociais, culturais e esportivos realizados pelo Brasil, ficando cada vez mais nítido que o bem-estar dos associados passa pelo fortalecimento das Apcefs. Essa atuação está traduzida, de forma direta, na promoção de jogos nacionais, festivais de música, atividades do Circuito Cultural e no apoio à programação organizada pelas entidades do movimento associativo, como Dia do Saci, Jogos Regionais, festejos de São João, Colônias de Férias e Corrida do Pessoal da Caixa, culminando no planejamento e execução de projetos voltados para cada Apcef.

“Defender os interesses dos aposentados e pensionistas da Caixa é outra preocupação permanente. A parceria com entidades como a Fenacef, Uneicef e AEAs foi priorizada nos últimos anos, com a busca da manutenção e ampliação de conquistas e direitos. Outra parceria vitoriosa ocorre com o movimento nacional da categoria bancária e culmina em atuação conjunta com entidades do movimento sindical e de movimentos sociais Brasil afora.

“Uma certeza potencializa o cotidiano da Fenae: o conhecimento, as habilidades, o pensar e o agir são essenciais para a transformação de cada ser humano. As lutas diárias são os condutores das conquistas, pois o tempo não para. Que venham mais outros 44 anos de trabalho, garra, coragem e consciência. E a emoção de gritar sempre mais forte: parabéns”! (DIRETORIA DA FENAE).

 

Fonte: Fenae Net

Notícias Relacionadas