Brasília - Orientação recente da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf/CUT) reafirma que as entidades sindicais devem buscar atingir a cota de 50% de gênero entre os delegados eleitos para o 31º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa Econômica Federal (Conecef). No documento, a Contraf/CUT lembra que fica garantida a obrigatoriedade de 40% (corte). O Conecef está programado para o período de 12 a 14 de junho, em São Paulo (SP) – Hotel Holiday Inn Parque Anhembi, que fica na Rua Professor Milton Rodrigues, 100. O mote deste ano é “Unidade para conquistar”.
Na questão da liberação do delegado ou do observador, as entidades sindicais devem requerê-la diretamente ao gestor imediato, conforme previsto no acordo aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho 2014/2015.
Inscrição eletrônica e relatórios dos fóruns estaduais
Termina nesta terça-feira, dia 2 de junho, às 18h, o prazo para a inscrição eletrônica dos delegados ao 31º Conecef. A data também é válida para o envio dos relatórios dos fóruns estaduais. Esses documentos, aliás, devem ser encaminhados para a Contraf/CUT pelo e-mail contrafcut@contrafcut.org.br, com cópia para o e-mail fenae@fenae.org.br.
O link disponibilizado para essas inscrições eletrônicas é http://189.1.97.66:888/conecef/ent001.exe. A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf/CUT) esclarece que o procedimento deve ser feito pelas federações, conforme orientações enviadas anteriormente para as entidades. Deve ficar garantida a cota de gênero de 40% (corte), com orientação para que seja atingido 50%. Os integrantes da Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa) participam do 31º Conecef na condição de delegados natos, e suas inscrições eletrônicas serão feitas pela sua respectiva federação.
Aos sindicatos, por outro lado, cabe remeter para a sua federação informações relativas ao delegado ou observador, como nome do sindicato, nome do delegado, CPF, RG, sexo, data de nascimento, se dirigente sindical/liberado ou não – se bancário da base – se delegado sindical, se efetivo ou se delegado nato (membros efetivos da CEE/Caixa), se observador (cada federação tem direito a inscrever até 10% dos observadores) e em qual dos cinco grupos de trabalho prefere participar.
No 31º Conecef, os grupos de trabalho previstos são saúde do trabalhador, condições de trabalho e Saúde Caixa (GRUPO 1), Funcef, aposentados e Prevhab (GRUPO 2), segurança bancária, infraestrutura das unidades e terceirização (GRUPO 3), Caixa 100% pública, contratação, Sipon e jornada (GRUPO 4) e isonomia, carreira e GDP (GRUPO 5). Observação: o item “Organização do Movimento” será debatido em todos os grupos.
A pauta do evento inclui temas como conjuntura, Caixa 100% pública, saúde do trabalhador, condições de trabalho, condições de funcionamento das unidades, Saúde Caixa, Funcef, aposentados, segurança bancária, jornada, Sistema de Ponto Eletrônico (Sipon), isonomia, carreira, terceirização, contratação, programa Gestão de Desempenho de Pessoas (GDP) e organização do movimento.
O 31º Conecef, a exemplo do que ocorreu em anos anteriores, será desvinculado do processo da campanha salarial 2015, de modo a facilitar os debates acerca das especificidades dos empregados da Caixa, durante as negociações da mesa permanente. Está estimado em 473 o total de delegados, entre empregados da ativa e aposentados, além de observadores.