Notícias

home » notícias

31 de Março de 2017 às 18:09

Seeb/MT manifesta contra Reforma da Previdência na Câmara de Cuiabá


Crédito: SEEB/MT

Cuiabá MT - Os trabalhadores do campo e da cidade de Cuiabá/MT dizem não a Reforma da Previdência. Esse será o teor do documento aprovado na  Audiência Pública sobre o projeto de Reforma da Previdência, que será encaminhado ao Congresso Nacional. A audiência Pública foi realizada nesta sexta (31.03)  – Dia Nacional de Luta, na Câmara de Vereadores de Cuiabá.

O Sindicato dos Bancários de Mato Grosso (Seeb/MT), mobilizado para barrar a Reforma da Previdência, participou da audiência que foi requerida pelo vereador Dilemário Alencar (PROS), ex-presidente do Sindicato. 

Segundo o Vereador todos os deputados federais e senadores foram convidados, mas só compareceram à audiência o deputado federal Ságuas Moraes (PT) e o deputado estadual Valdir Barranco (PT). Ambos se posicionaram contra a proposta de reforma da previdência, também chamada por eles  “PEC DA MORTE”, pois de acordo com os parlamentares  os trabalhadores irão morrer sem o direito de se aposentarem. 

De acordo com o presidente do Seeb/MT, Clodoaldo Barbosa, essa proposta  para os trabalhadores significa um golpe nos direitos da classe trabalhadora.  “Se essa reforma passar o trabalhador irá contribuir a vida inteira e morrer sem se aposentar. Os trabalhadores não tem sangue de barata”, avisou o presidente, mostrando panfletos com os contatos dos parlamentares  e alertando que a população vai cobrar deles uma posição contrária à PEC 287/16.



A PEC foi apresentada pelo Governo Federal no dia 6 de dezembro 2016 à Câmara dos Deputados. Um dos pontos mais polêmicos é a exigência da idade mínima de 65 anos, tanto para o homem quanto para mulher se aposentar.  Outra exigência é que para o trabalhador receber o valor integral da sua aposentadoria, será preciso ter 49 anos de contribuição com o sistema de seguridade social.

Pela regra atual, o homem tem o direito de se aposentar com o teto máximo pago previdência oficial quando completa 65 anos de idade e 35 de contribuição. Já as mulheres, quando completam 60 anos e 30 de contribuição.

Fonte: SEEB/Mato Grosso


Notícias Relacionadas