Notícias

home » notícias

1 de Fevereiro de 2018 às 12:57

Protesto: Bancários do Santander paralisam atividades de Cuiabá e VG


Crédito: SEEB/MT

Cuiabá MT - Bancários do Santander de Cuiabá e Várzea Grande paralisaram as atividades de duas agências contra medidas abusivas que ferem os direitos dos trabalhadores de todo país. O ato de protesto mobilizado pelo Sindicato dos Bancários de Mato Grosso (SEEB-MT) ocorreu nesta quinta-feira (31) nas agências da Getúlio Vargas, em Cuiabá, e na Couto Magalhães, em Várzea Grande, com reunião com os bancários e diálogo com a população acerca dos motivos da paralisação.

Entre as ações abusivas do banco estão alteração do dia de pagamento dos salários, do dia 20 para o dia 30, e os meses de pagamento do 13º salário, antes março e novembro, agora passam a ser maio e dezembro. O Santander está implantando um sistema para forçar a assinatura em um Acordo Individual de Banco de Horas Semestral e houve aumentos arbitrários do plano de saúde, dificultando a manutenção deste serviço para muitos bancários que não conseguem mais realizar o pagamento.

Outro problema que desrespeita os trabalhadores e toda população são as demissões constantes do banco espanhol que só visa os lucros e deixa pais e mães de família na rua. A população toda sente as conseqüências com as longas filas e a precarização dos atendimentos.

De acordo com presidente do SEEB-MT e funcionário do Santander, Clodoaldo Barbosa, o banco demonstra desrespeito com o principal fator de lucro para os banqueiros, que são trabalhadores. “Com a desculpa da reforma trabalhista, o Santander se aproveita para descartar as pessoas com as demissões e tomar medidas que ferem o próprio Acordo Coletivo da categoria bancária, o que é um abuso. Vamos atuar contra as arbitrariedades e defender nossos direitos”, diz.

Estiveram no ato de paralisação da agência Barão de Melgaço o presidente do Sindicato, Clodoaldo Barbosa, e os diretores Vânia Schembeck, Nice de Souza, José Guerra, John Gordon, Celso Coan, Italina Facchini, Marcílio Lima e o dirigente da Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Centro Norte Fetec/CN), Arilson da Silva. No ato realizado em Várzea Grande estiveram os diretores Alex Rodrigues, Luiz Carlos Rocha, João Luiz Dourado e Florisvaldo Pereira. Esta ação também foi realizadas em várias agências de todo país.

Fonte: SEEB/Mato Grosso


Notícias Relacionadas