Antecedendo a Assembleia Geral Ordinária anual, convocada para a quinta-feira 29 de novembro, a Federação dos Bancários do Centro-Norte (Fetec-CUT/CN) realizará em Brasília nesta terça-feira 27 e quarta-feira 28 os Seminários de Comunicação, Saúde e Oficina Jurídica, para aprofundar o debate sobre esses temas com os representantes dos sindicatos filiados diante da conjuntura extremamente difícil que a categoria bancária enfrentará no próximo período, com a posse de um governo que anuncia de antemão ataques aos direitos dos trabalhadores, privatização de empresas públicas e repressão ao movimento sindical e movimentos sociais.
“Os seminários serão ampliados para além dos delegados eleitos para a assembleia. Queremos que o máximo de dirigentes dos nossos sindicatos participem desses três seminários, que consideramos de suma importância neste momento para a categoria e para a classe trabalhadora”, informa Cleiton dos Santos, presidente da Fetec-CUT/CN.
“Vamos debater a Comunicação, instrumento importante para o diálogo com a base, com os trabalhadores e com a sociedade. Precisamos entender as novas ferramentas de comunicação, as mídias sociais, e discutir uma estrutura de comunicação onde a Federação tenha um diálogo sistematizado e articulado, de modo a tornar nossa comunicação mais eficiente”, acrescenta Cleiton.
O seminário sobre o Jurídico debaterá a atualização dos estatutos das entidades sindicais diante das novas legislações, tanto a trabalhista quanto o código civil. “E vamos aproveitar para discutir a representação da classe trabalhadora numa perspectiva de ampliar a base de representação, que podemos chamar de pluralidade sindical, um tema que aparece na conjuntura atual. Precisamos conhecer o tema e aprofundar esse debate com os nossos dirigentes”, propõe o presidente da Fetec-CUT/CN.
Ele conclui: “Já o seminário sobre Saúde será para discutir, infelizmente, as novas formas de adoecimento da categoria bancária. Temos de conhecer esses fatores de adoecimento para poder combatê-los e evitar o adoecimento da categoria”.
27/11 (terça-feira)
9h00 – Abertura, com presidente da Fetec-CUT/CN e dirigentes.
9h30 - Análise de conjuntura com a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) e com o economista Max Leno de Almeida (técnico do Dieese).
13h00 – Almoço.
14h00 - Dignidade e Sofrimento Ético: A Saúde do Bancário em Risco. Debatedores: Professora Ana Magnólia, do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho da Universidade de Brasília (UnB).
15h00 – O Novo Cenário dos Benefícios por incapacidade na Previdência Social e os Desafios do Sindicalismo. Palestrante: Advogada Janaina Barcelos, da Boch Advogados.
16h00 – Debates e encaminhamentos.
17h00 – Novo modelo de CCV (Comissão Conciliação Voluntária). Palestrante, Carlos Alberto, do Banco Itaú.
28/11 (quarta-feira)
9h00 – Análise um Ano de Reforma Trabalhista. Pluralidade Sindical. Palestrante: Dr. Eymard Loguércio.
10h00 – Estatuto. Palestrantes: Fernanda Giorgi e Antônio Megale, do Escritório LBS Advogados.
Visão Geral:
• Constituição Federal e liberdade de associação – Modelo sindical brasileiro.
• O Código Civil e a associação civil sem fins lucrativos – Exigências de cartório para o registro de pessoa jurídica.
• O Ministério do Trabalho e as normas para registro sindical e alteração estatutária.
Visão Específica:
• Os estatutos das entidades: administração e finanças – situação atual e melhores práticas.
• Os estatutos das entidades e as eleições – situação atual e melhores práticas.
Estatutos em foco
• Sugestões de alteração frente à reforma trabalhista.
12h00 – Debates e encaminhamentos.
28/11(tarde)
14h00 - Contabilidade sindical . Palestrante Valtuir Silvério, consultor contábil da CUT.
15h00 – Desafios da Comunicação Sindical na era das fake News. Palestrante: Conceição Oliveira (Maria Frô), blogueira e midiativista.
16h00 – Debates e encaminhamentos.
Dia 29/11 (quinta-feira)
8h00 - Avaliação da Campanha Salarial 2018. Palestrante: Juvândia Moreira Leite, presidenta da Contraf-CUT.
9h00 - Organização Sindical.
10h00 - Escolha dos representantes das COE’s.
11h00 - Plano Orçamentário para 2019.
13h30 – Almoço.
Fonte: Fetec-CUT/CN