A Federação dos Bancários do Centro-Norte (Fetec-CUT/CN) orienta os sindicatos filiados e os empregados da Caixa a se empenharem na convocação e realização do Dia Nacional de Luta -#acaixaétodasua na próxima quinta-feira 13 de fevereiro, contra a proposta de reestruturação apresentada pela direção da empresa que está provocando a redução do banco, do seu papel social e o desrespeito aos direitos dos trabalhadores.
“A orientação é que os empregados vistam-se de preto no dia 13, em sinal de protesto, façam reuniões com os colegas e conversem com a população sobre os riscos do desmonte do banco social do país”, afirma Antonio Abdan, representante da Fetec-CUT/CN na Comissão Executiva dos Empregados (CEE) da Caixa. “Precisamos que cada sindicato da Federação produza em suas bases matéria sobre a reestruturação e os efeitos negativos que ela tem produzido. A ideia é mobilizar a categoria e chamá-la para a atividade do dia 13.”
A reestruturação anunciada pela Caixa representa um verdadeiro desmonte da empresa, que visa a privatização do banco, além de impactar negativamente na vida dos empregados, pois propõem, entre outras medidas, a redução de superintendências regionais e extinção de funções.
O objetivo da campanha é forçar a direção da Caixa a debater o assunto com as entidades representativas da categoria. Nesta quarta-feira dia 5 houve atividades em todo o país como um “esquenta” para o Dia Nacional de Luta do dia 13.
A CEE Caixa vai se reunir em Brasília na terça-feira 11, para planejar e debater o calendário de luta e a realização do Conecef (Conferência Nacional dos Empregados da Caixa).
E na quarta 12 a Comissão Executiva se reunirão com a direção da Caixa para discutir a reestruturação.
E no dia 13 haverá o Dia Nacional de Luta -#acaixaétodasua. Além de incentivar os empregados a vestirem preto, a orientação das entidades representativas é realizar atos nas agências, distribuir camisetas, praguinhas, botons e cartazes da campanha para os bancários.
A Fetec-CUT/CN também solicita aos sindicatos e militantes que registrem as atividades com fotos e façam divulgação nas redes sociais com a hashtag #ACAIXAETODASUA, além de enviar para a Contraf-CUT para os e-mails contrafcut@contrafcut.org.br e imprensa@contrafcut.org.br.
A CEE/CAIXA também orienta as entidades a enviarem ofícios aos prefeitos, vereadores, deputados e senadores de suas bases, destacando a importância do banco para os municípios, com a execução de políticas públicas que promovem o desenvolvimento econômico e social.
Fonte: Fetec-CUT/CN