Notícias

home » notícias

10 de Setembro de 2019 às 08:08

Câmara debate impactos da Indústria 4.0 no mundo do trabalho


“Os impactos da Indústria 4.0 no mundo de trabalho” será tema de audiência pública na Câmara dos Deputados, na próxima  terça (10). De autoria do deputado federal Carlos Veras (PT-PE), o encontro tem como objetivo traçar estratégias para incluir a classe trabalhadora nesse processo, também chamado de 4ª Revolução Industrial ou manufatura avançada. O professor da Universidade Estadual de Campinas, Ricardo Antunes, e o professor da Escola Dieese de Ciências do Trabalho, Clemente Ganz, participarão do evento.

“Fala-se muito em conceitos, novas tecnologias, alta produtividade, mas pouco sobre os efeitos da indústria 4.0 no emprego e na vida das trabalhadoras e dos trabalhadores. Precisamos, a partir do diálogo com especialistas, governos, empresas,movimentos sociais, construir propostas para perceber a classe trabalhadora nessa nova realidade”, explica Veras.

As principais finalidades da Indústria 4.0 é aumentar a produtividade e a competitividade entre as grandes corporações. “A consequência é que a Indústria 4.0 vai desempregar, ou seja, excluir uma parcela muito grande da população trabalhadora como resultado da introdução da inteligência artificial, da internet das coisas, da impressão 3D, do Big Data e de todos esses processos informacionais digitais”, alerta Antunes.

Para Ganz, os trabalhadores devem disputar a regulação da inovação e incidir sobre a distribuição dos resultados em múltiplas dimensões: laborais, saúde,educação, transporte público, habitação, etc. “Eles sofrem os impactos (das mudanças nas relações de trabalho), algumas vezes, sem saber direito as causas”, complementa.

Serviço:
Audiência pública: “Os impactos da Indústria 4.0 no mundo do trabalho”
Data: 10/9
Horário: 14h
Local: Plenário 12 da Câmara dos Deputados, Anexo II

Fonte: CUT Brasília


Notícias Relacionadas