Nesta sexta-feira, 30 de junho, os bancários aderiram, mais uma vez, ao movimento contra as reformas da previdência, trabalhista e terceirização, além de reivindicarem por eleições diretas e destacarem a importância da defesa dos bancos públicos. Outras categorias, como a dos professores e servidores públicos também participaram da Greve Geral.
Em Campo Grande, durante a manhã, os bancários entregaram material informativo e alertaram a população sobre a luta em defesa dos bancos públicos. Segundo o presidente do Sindicato dos Bancários de Campo Grande-MS e Região, Edvaldo Barros, é importante salientar a importância dessas instituições financeiras públicas para o povo brasileiro, pois são os maiores responsáveis por financiar e gerir programas sociais e viabilizar políticas públicas.
“Os bancários estão aqui para somar juntamente com outros trabalhadores e outras categorias para reivindicar por nossos direitos. O setor financeiro é o que mais lucra no país, mas infelizmente presta um desserviço aos trabalhadores e à sociedade já que esses projetos da reforma trabalhista beneficiam diretamente os bancos e não o povo brasileiro”, afirma Edvaldo.
Os trabalhadores dos bancos e os diretores do sindicato também se uniram às outras categorias no centro da Capital. Os manifestantes se concentraram na Praça Ari Coelho e depois saíram em passeata pelas ruas do centro da cidade com carros de som e fazendo panfletagem.
“É preciso dar um basta contra essas reformas e esse governo que cada dia golpeia os trabalhadores. Precisamos cobrar dos políticos que estão nos representando a responsabilidade com o povo. Não vamos sair das ruas, temos que resistir por nenhum direito a menos!”, enfatizou Barros em um dos discursos durante a passeata.
No período da tarde, os diretores do SEEB-CG percorreram as agências para mobilizar e conscientizar clientes e trabalhadores sobre o desmonte dos direitos trabalhistas e o fim da aposentadoria no país.
Por: Daiana Porto/Assessoria de Comunicação do SEEBCG
Fotos: Reginaldo de Oliveira/Martins e Santos Comunicação