Nesta terça-feira, dia 12 de abril, o Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro do Estado de Rondônia (SEEB/RO) fechou a agência bancária do Itaú em Ariquemes. O motivo é a falta de bancários, situação recorrente na unidade desde o início de 2022, que vem sendo acompanhada de perto pelo diretor da regional de Ariquemes, Jonas Pinheiro.
“Essa agência deve ter uma lotação de seis bancários, mas só tem cinco, sendo que a gerente geral só foi contratada em março. Em janeiro e fevereiro, eram apenas quatro funcionários. Atualmente, uma funcionária está afastada por doença e a gerente geral está em Campo Grande-MS, desde sexta-feira, para buscar a sua mudança. Assim, a agência está abrindo com apenas 3 bancários, o que é inadmissível”, comenta o diretor da regional de Ariquemes, Jonas Pinheiro.
Para o Sindicato, essa é uma situação extrema e que demonstra descaso com os bancários, pois cria mais problemas como a sobrecarga de trabalho e acúmulo de função, o que causa adoecimento entre os funcionários. O SEEB-RO exige contratações para preservar a integridade dos trabalhadores.
A agência vai ficar fechada até que o banco Itaú resolva o atual cenário, com a contratação de bancários para a unidade.
“O banco vem arrastando a situação desde o início do ano e chegou ao limite. O Itaú precisa abrir uma contratação, enquanto isso, pode deslocar funcionários de outras agências ou cidades até que tudo seja resolvido”, destaca Jonas.
Números comprovam que o Itaú tem condições de contratar mais bancários. Em 2021, o Itaú Unibanco obteve lucro líquido recorrente gerencial, que exclui efeitos extraordinários, de R$ 26,879 bilhões, alta de 45% em relação a 2020. A receita com prestação de serviços e tarifas bancárias cresceu 9,3% em doze meses, totalizando cerca de R$ 43,3 bilhões.
Em 2016, o Itaú tinha 68,1 milhões de clientes, número que saltou para 90,3 milhões no quarto trimestre de 2021. Um aumento de 32,5%. A quantidade de trabalhadores, por sua vez, aumentou apenas 8,0% no mesmo período, passando de 80.871 para os atuais 87.341. Os dados são do Banco Central e das Demonstrações Financeiras do Itaú.
O Itaú possuía 842,8 clientes para cada funcionário no ano de 2016. Já em dezembro de 2021, essa relação subiu para 1.034 clientes para cada funcionário. Um aumento de 22,7%.
“Os dados do próprio banco demonstram que é possível e necessário contratar mais bancários para atender dignamente os seus clientes e cuidar dos seus funcionários, que atualmente acumulam funções e são pressionados para cumprir metas, principais fatores de adoecimento da categoria O sindicato vai atuar e tomar as medidas cabíveis para reverter essa situação”, conclui a presidenta do SEEB-RO, Ivone Colombo.
Assessoria de Comunicação do SEEB-RO (com informações de SPBancários)