Diante do cenário extremamente nocivo aos trabalhadores, com o crescente número de demissões e de metas abusivas, o Sindicato lançou, na sexta-feira (25), a campanha #QueVergonhaItaú para pressionar a direção do Itaú a rever estas práticas que causam sofrimento em um grande número de bancários, bem como para alertar a sociedade a respeito dos problemas pelos quais enfrentam cotidianamente os empregados de uma das maiores instituições financeiras do país.
Os sucessivos processos de reestruturação do Itaú têm afetado significativamente os trabalhadores por meio de desligamentos, de fechamento de agências e alteração nas funções.
Simultaneamente, os programas de metas abusivas determinados pela direção do banco têm gerado uma realidade de assédio moral institucionalizado na empresa, o que também tem resultado no adoecimento de um grande número de bancários. Todas estas medidas causadas pela direção da instituição financeira elevam a sobrecarga de trabalho e ampliam a rotatividade nos postos de trabalho.
“Por meio dessa campanha, vamos cobrar da direção do Itaú que reveja as práticas de assédio moral e exploração que causam adoecimento nos trabalhadores, o que consideramos um desrespeito e descaso, uma vez que os seus funcionários são os responsáveis pelo lucro extremamente elevado do banco”, esclarece o diretor da Federação dos Bancários do Centro Norte (Fetec-CUT/CN) Washington Henrique, que é bancário do Itaú.
Atualizações pelas redes sociais
O Sindicato está monitorando todos os locais de trabalho e alertando os bancários. Acompanhem as atualizações sobre o assunto nos canais da entidade no Facebook, Instagram, Twitter, WhatsApp e site, que seguem compartilhando informações de interesse da categoria.
Está com um problema no seu local de trabalho ou seu banco não está cumprindo o acordado? Entre em contato com o Sindicato.
Você pode falar conosco pela centraldeatendimento@bancariosdf.com.br.
Fonte: Seeb Brasília, com Seeb São Paulo