Notícias

home » notícias

6 de Janeiro de 2025 às 13:03

Bancários protestam contra Itaú e banco aceita negociar com a Fetec-CUT/CN nesta terça 7

Trabalhadores denunciam precarização do trabalho e querem alterar proposta de ACT apresentada pelo Itaú; Federação convoca plenária os funcionários do Itaú; saiba como participar


Rodrigo Britto, presidente da Fetec, dialoga com funcionários e clientes do Itaú em Brasília

Em resposta a ofício enviado na sexta-feira 3 de janeiro pela Federação dos Empregados em Empresas de Crédito do Centro-Norte (Fetec-CUT-CN) solicitando reunião para tratar da proposta do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), o Banco Itaú respondeu oficialmente aceitando a negociação e marcou o encontro para esta terça-feira dia 7, às 18h (horário de Brasília).

A resposta do banco ocorreu depois que a Fetec-CUT-CN orientou os sindicatos filiados a realizarem nesta segunda-feira 6 de janeiro atos de protesto e manifestações contra a precarização do trabalho no Itaú e contra as demissões e fechamentos de agências, e também para exigir mudanças nas cláusulas do ACT do Itaú que tratam do banco de horas e do ponto eletrônico. A Federação também convocou plenária de todos os funcionários do Itaú das regiões Centro-Oeste e Norte para esta quarta-feira 8. Clique aqui para participar da plenária.

Todas as bases sindicais da Federação realizaram manifestações contra o Itaú nesta segunda 6 para protestar contra as demissões e condições de trabalho e também contra a proposta de ACT. Veja galeria de fotos ao final do texto.

Na avaliação dos dirigentes do Coletivo do Itaú da Fetec, feita em reunião realizada em 19 de dezembro, apesar de alguns avanços contidos na proposta do Itaú (como o aumento na ajuda de custo do teletrabalho, a inclusão da 12ª parcela anual e do Ensino a Distância no auxílio-educação), o fato de esses itens estarem atrelados ao banco de horas e ao ponto eletrônico, e que podem ser prejudiciais aos bancários e bancárias, torna o ACT inviável para a assinatura do acordo.

Plenária na quarta dia 8

A Fetec-CUT-CN também convocou os representantes dos funcionários do Itaú nos sindicatos filiados a participarem nesta quarta-feira 8 de janeiro, às 19h (horário de Brasília), de uma plenária regional, de forma virtual, para discutir o resultado da negociação com o banco nesta terça 7 e a precarização do trabalho, as demissões, fechamentos de agências e a proposta de Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) apresentada pelo banco.

 

Fonte: Fetec-CUT/CN

Galeria de Fotos


Notícias Relacionadas