Os bancários do Itaú de todo o Brasil realizam nesta quinta-feira (14) um Dia Nacional de Luta contra a reestruturação do banco. Depois de dezenas de demissões durante a pandemia os trabalhadores são obrigados a cumprir metas, acumular funções e agora enfrentar a reestruturação da Diretoria de Operações Centralizadas e da Diretoria de Negócios ItauCred Veículos, que tem gerado mais demissões.
Em Dourados (MS) o sindicato realizou a manifestação com retardamento na abertura da agência do banco que fica na região central da cidade. O protesto contou com carro de som e cartazes denunciando o descaso do Itaú com seus funcionários, além da realização de uma reunião com os trabalhadores durante o período do retardamento da agência.
O Itaú é um dos maiores bancos do mundo, mesmo assim:
1- O banco demite em massa e fecha centenas de agências no Brasil.
2- O bancário é diariamente cobrado a cumprir metas impossíveis.
3- A exploração gera doenças físicas e psicológicas nos funcionários.
Segundo o Vice-Presidente do Sindicato dos Bancários de Dourados e Região-MS, Raul Verão, que é funcionário do Banco Itaú “O movimento sindical não vai tolerar as ameaças, assédios e qualquer tipo de exploração”.
“Os bancários e as bancárias do Itaú devem se manter mobilizados e, junto com a sua entidade de representação, fortalecidos para lutarmos pelos nossos direitos”. Conclama Verão.
Vale lembrar que o Itaú encerrou 2021 com lucro líquido de R$ 24,988 bilhões. Este ano, o lucro será ainda maior, segundo projeções.
Confira aqui as fotos da manifestação em Dourados
Fonte: Sindicato dos Bancários de Dourados e Região MS