No próximo dia 8 de março é comemorado o Dia Internacional da Mulher, uma data de extrema importância e significado histórico para as mulheres em todo o mundo. O Sindicato dos Bancários de Campo Grande-MS e Região é uma entidade que sempre busca promover e garantir a igualdade de gênero. Pela terceira vez, a entidade será representada por uma mulher na presidência e, na próxima gestão, a diretoria será formada por 30% de bancárias e ainda terá a Secretaria de Mulheres.
A criação da Secretaria da Mulher, aprovada em assembleia no dia 22 de novembro de 2022, é uma iniciativa importante do sindicato, que busca fortalecer a luta por igualdade de gênero e combater a discriminação e violência contra as mulheres no ambiente de trabalho e na sociedade em geral.
A nova secretaria será conduzida pela diretora do SEEBCG-MS, Luciana Rodrigues, e terá como objetivo principal promover ações e campanhas para sensibilizar e conscientizar a categoria bancária e a sociedade sobre a importância da igualdade de gênero e o respeito aos direitos das mulheres. Além disso, a secretaria será responsável por apoiar e orientar as bancárias que sofrem assédio moral ou sexual no trabalho, bem como promover ações de combate à discriminação salarial.
Para a presidenta do sindicato, Neide Rodrigues, a criação da Secretaria de Mulheres é um passo importante para tornar a entidade ainda mais representativa e comprometida com a defesa dos direitos das mulheres.
"Ao criar a Secretaria de Mulheres, estamos reconhecendo a importância da luta feminista e dando um passo adiante na construção de um sindicato mais inclusivo e diverso. As mulheres são maioria na categoria bancária e merecem um espaço próprio para debater suas demandas e reivindicações", afirmou a presidenta Neide Rodrigues.
"Esta nova pasta será um importante espaço de escuta, vamos ouvir ainda mais as mulheres bancárias, fortalecer as ações de combate à desigualdade de gênero e desenvolver novas atividades a partir das necessidades apresentadas pela categoria", pontuou a dirigente sindical Luciana Rodrigues.