O Dia internacional da mulher é uma importante data para fortalecer a luta por valorização e equidade de gênero. Nessa perspectiva que o Sindicato dos Bancários de Mato Grosso (SEEB-MT) realiza homenagem às mulheres bancárias neste mês de março com a entrega de bolsa térmica personalizada. Além da entrega, os diretores dialogam com as trabalhadoras nas agências e reforçam a mobilização para a luta das mulheres.
O SEEB-MT destaca a importância da data de luta e avalia os desafios que as mulheres ainda encaram nos tempos atuais. O presidente do Sindicato, Clodoaldo Barbosa, destaca que as mulheres ainda buscam reconhecimento no mercado de trabalho e algumas conquistas recentes reforçam a luta por valorização. “Este ano já podemos celebrar a presença de mulheres na presidência dos nossos dois maiores bancos públicos, o que é um reflexo de que podemos avançar. Parabenizo todas as bancárias e vamos juntos lutar por mais conquistas”.
A secretária de Assuntos da Mulher do SEEB-MT, Leonice de Souza, afirma que a categoria busca em todas as campanhas nacionais dos bancários e bancárias avanços para as trabalhadoras que se dedicam em suas múltiplas funções e várias jornadas de trabalho. “Somos exemplo de superação e resistência, muito ainda temos a conquistar como igualdade de oportunidade e remuneração paritária. Parabenizo as mulheres guerreiras que todos os dias são exemplo de luta”.
História
O Dia Internacional da Mulher foi oficialmente criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1977. Vários eventos influenciaram a criação da data, mas dois entre eles são lembrados como determinantes para sua oficialização. O primeiro - o incêndio na fábrica de roupas Triangle Shirtwaist, em Nova York, em 1911 - foi uma tragédia que levou às capas dos jornais as terríveis condições de trabalho a que as mulheres eram submetidas. O segundo - um marco da História Contemporânea, a marcha das mulheres russas por pão e paz em 1917 - iniciou uma revolução de efeitos globais que reverberam até hoje.
A diretora do SEEB-MT, Italina Facchini, destaca a importância de celebrar a data e manter as lutas para a ampliação de conquistas. “Ainda lidamos com uma realidade onde homens ganham mais do que as mulheres exercendo as mesmas funções. A igualdade entre os gêneros é uma das pautas que precisamos avançar”.
Para a secretária de Cultura e esporte do Sindicato, Ana Lucia Nobre, a expectativa é ampliar as conquistas para as mulheres e o Sindicato sempre atuará em defesa das pautas. “Parabenizamos todas as mulheres e vamos juntas em busca de valorização e ampliação de direitos”.
As visitas às agências para a entrega de presente às bancárias acontecem durante todo o mês de março nos bancos de Mato Grosso.
Confira algumas conquistas femininas no link da matéria postada no site Bancáriosmt http://www.bancariosmt.com.br/leiamais.aspx?id=7888