A Rede Mulheres da UNI Brasil realiza, nesta sexta-feira (15) e no sábado (16), a 10ª Oficina de Formação, na Colônia dos Comerciários, em Praia Grande, São Paulo.
Entre os temas abordados, no primeiro dia, estão a Convenção 190 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), o primeiro tratado internacional para enfrentar a violência e o assédio a entrar em vigor, e a violência política de gênero. Nesta sexta, também ocorrerá, na parte da tarde, a oficina de redes sociais.
“A violência de gênero é estrutural, isso quer dizer que é uma construção histórica, que assola nossa sociedade. Então, precisamos da responsabilidade de todas e de todos para combater essa violência, estabelecer uma cultura em que todos nós participemos do acolhimento à vítima, tanto no momento da denúncia quanto na devida responsabilização dos autores da violência”, destacou a secretária da Mulher da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Fernanda Lopes, durante sua fala de abertura. “Por isso, reforçamos a importância da ratificação da Convenção 190, que traz medidas para coibir a violência de gênero”, completou.
No sábado, o foco será na condição das mulheres no mercado de trabalho, com discussões específicas sobre o desemprego e a participação delas no setor de tecnologia.
Programação completa
Sexta – 15 de Julho
9h30 – Abertura
Apresentação da Rede – Cenise Monteiro
Apresentação da UNI – Andrea Garcia
10h30 – 1º Painel
Convenção 190 da OIT – Phamela Godoy
Demais redes UNI Américas – Andrea Garcia
Violência política de gênero – Jandyra Uehara
Perguntas e debate
12h – Almoço
13h30 – 2ª Painel
Diversidade, Inclusão, Violência de gênero e Depoimentos – Phamela Godoy
Oficina de redes sociais – Contraf-CUT
17h – Encerramento
Sábado – 16 de Julho
9h – Abertura – Coordenação da rede
Estrutura de plano de ação – atividades em grupo
9h30 – 1º painel
Mulheres e Tecnologia – Ricardo Martins
Desemprego de Mulheres – Dieese
12h – Almoço
13h30 – Plano de Ação
Estrutura Juventude
Estrutura Mulheres
Foto Oficial
16h – Encerramento
19h-22h – Confraternização
Fonte: Contraf-CUT