A Federação dos Bancários do Centro-Norte (Fetec-CUT/CN) promoverá entre 17 de março e 21 de julho, por intermédio de uma ação conjunta das secretarias da Mulher e de Formação Sindical, o curso “O feminismo é para todo mundo”, que será baseado no livro homônimo da professora, teórica feminista, artista e ativista antirracista norte-americana bell hooks, morta em dezembro de 2021. Ele será dirigido a todos os dirigentes dos sindicatos filiados à Federação, homens e mulheres.
O curso será quinzenal, das 19h às 21h (horário de Brasília), e terá como facilitadora Deise Recoaro, doutoranda em Relações de Trabalho, Desigualdade Social e Sindicalismo, feminista e diretora da Contraf-CUT. As inscrições vão até 4 de março e podem ser feitas aqui. A Fetec-CUT/CN sorteará cinco livros da autora entre os primeiros dez inscritos.
“O objetivo do curso é propiciar tanto o debate das relações de trabalho, a abrangência da consciência feminista no movimento sindical, como também desmistificar as noções de feminismo ensinadas e propagadas pelo patriarcado capitalista”, explica Elis Regina Camelo Silva, secretária de Mulher da Fetec-CUT.
“Dando continuidade ao nosso planejamento de formação dos dirigentes da Fetec-CUT/CN, chegou a hora de falarmos sobre o feminismo. Essa bandeira de luta não é e não pode ser só das mulheres. É uma luta por respeito, direitos, por superação do machismo e da exploração das mulheres”, acrescenta José Wilson da Silva, secretário de Formação Sindical da Federação.
Gloria Jean Watkins, mais conhecida pelo pseudônimo bell hooks (assim mesmo, em minúscula), foi uma autora, professora, teórica feminista, artista e ativista antirracista estadunidense. Ela publicou mais de 30 livros e numerosos artigos acadêmicos, apareceu em vários filmes e documentários e participou de várias palestras públicas. Ela morreu em dezembro último.
Elis Regina conta que escolheu o livro “O feminismo é para todo mundo – políticas arrebatadoras” depois de ler a obra, que é uma espécie de “manual” a partir da sua experiência pessoal e de militância feminista nos Estados Unidos.
“O livro é acolhedor, encantador, maravilhoso. Com conteúdo relevante, atual e de base que facilita a desconstrução do pensamento histórico, dos projetos capitalistas e escravocratas que restringem até hoje nossos corpos. E que nasceu do desejo da autora de ter uma obra que fosse concisa, rápida e fácil de entender. Que chegasse a todos os públicos, pois é um livro introdutório”, afirma Elis Regina.
A secretária de Mulher da Fetec-CUT/CN explica ainda que em cada capítulo do livro bell hooks “mostra de maneira muito simples que o feminismo é um movimento que vem para combater o sexismo e todas as formas de opressão, além de nos lembrar que todos nós, homens e mulheres, somos socializados para aceitar, para incorporar e para reproduzir essas práticas, ações e pensamentos sexistas. Super necessário que todos nós estejamos engajados, unidos, para combatê-las de forma prática, não só teórica. Por isso é tão importante ter o maior número de dirigentes participando de cursos como esse”.
17 de março
- Abertura
- Apresentação dos participantes
- Estratégia Pedagógica e Cronograma do curso
- Sinopse do livro
31 de março
- Introdução: aproxime-se do feminismo
- Capítulo 1 - Políticas feministas: em que ponto estamos
14 de abril (véspera de sexta-feira santa)
- Capítulo 2 - Conscientização: uma constante mudança de opinião
- Capítulo 3 - A sororidade ainda é poderosa
28 de abril
- Capítulo 4 - Educação feminista para uma consciência crítica
- Capítulo 5 - Nosso corpo, nosso ser: direitos reprodutivos
12 de maio
- Capítulo 6 - Beleza por dentro e por fora
- Capítulo 7 - Luta de classes feminista
26 de maio
- Capítulo 8 - Feminismo global
- Capítulo 9 - Mulheres trabalhando
9 de junho
- Capítulo 10 - Raça e gênero
- Capítulo 11 - Pelo fim da violência
23 de junho
- Capítulo 12 - Masculinidade feminista
- Capítulo 13 - Maternagem e paternagem feministas
- Capítulo 14 - Casamento e companheirismo libertadores
7 de julho
- Capítulo 15 - Uma política sexual feminista: uma ética de liberdade mútua
- Capítulo 16 - Alegria completa: lesbianidade e feminismo
- Capítulo 17 - Amar novamente: o coração do feminismo
21 de julho
- Capítulo 18 - Espiritualidade feminista
- Capítulo 19 - Feminismo visionário
Fonte: Fetec-CUT/CN