Para somar forças à luta, diretores do Sindicato dos Bancários de Dourados e Região visitaram durante todo o dia as agências de sua base territorial composta por 13 municípios. As trabalhadoras nos bancos, bancárias, copeiras, vigilantes e demais terceirizadas foram parabenizadas uma a uma e homenageadas com um singelo brinde.
Clique aqui e vejam algumas das imagens da entrega da justa homenagem.
A diretora do sindicato, Ivanilde dos Santos Fidelis, a Fifi, foi a organizadora da homenagem, desde a definição do brinde até a escala dos diretores para a visita e entrega no dia de ontem.
Ivanilde lembra ainda que “Muito além desta justa homenagem a nós mulheres, o Dia Internacional das Mulheres é um dia especial onde os movimentos sindicais e sociais chamam a atenção para que as mulheres, mas especialmente também os homens façam uma reflexão no sentido de cada um fazer a sua parte na busca pelo fim da violência contra a mulher e também pelo fim da desigualdade de emprego e renda, e por um Brasil sem fome, com mais educação e saúde pública de qualidade”.
Em relação a violência, os dados mostram que hoje no Brasil, são registrados um estupro a cada 10 minutos e um feminicídio a cada sete horas. Na questão trabalhista também ainda há muito a se avançar, dados da Rais (Relação Anual de Informações Sociais) mostram que a remuneração das trabalhadoras é 22,2% inferior à dos homens e das mulheres pretas é 40,6% menor a das brancas. Elas também são menos contratadas.
Manifestação na Praça Antônio João e passeata na avenida
As mulheres também se manifestaram na tarde de ontem na Praça Antônio João e com passeata na Avenida Marcelino Pires, com pauta específica cobrando o poder público municipal. O tema em Dourados foi “Vivas e Livres! todas em resistência por uma cidade para as mulheres", clique aqui e confira a matéria do Douradosnews sobre a manifestação na praça.
O Sindicato dos Bancários de Dourados e Região também marcou presença no ato realizado na praça, com a participação da diretora Ivanilde dos Santos Fidelis, que além de participar ativamente da homenagem as bancárias e terceirizadas nos bancos de Dourados, ainda arrumou um tempinho para somar à luta conjunta dos movimentos sociais e sindicais.
Veja também: Dia Internacional da Mulher: pacote do governo inclui participação de bancos públicos e ratificação da C190