Notícias

home » notícias

10 de Março de 2022 às 07:56

8M: Mulheres vão às ruas do Pará em defesa da vida e da Amazônia


É pela vida das mulheres! Esse foi um dos principais motivos que mobilizou mulheres de todas as idades para as manifestações de rua que ocorreram no Pará nesse dia 8 de março de 2022, dia marcado pela retomada das ações de rua do movimento feminista no Dia Internacional da Mulher, após 2 anos de pandemia do novo coronavírus.

Os principais temas abordados durante as manifestações das mulheres no 8 de março foram: impactos dos projetos na Amazônia e na vida das mulheres; aborto e justiça reprodutiva; violências contra a mulher; agronegócio, agrotóxicos e fome; racismo e LGBTFobia; e o Fora Bolsonaro.

Em Belém, milhares de mulheres, de diversos movimentos sociais, fizeram concentração na Praça da República e saíram em marcha até o Mercado de São Brás, mesmo debaixo de uma forte chuva que caiu na capital paraense entre o final da tarde e início da noite.

As dirigentes do Sindicato dos Bancários do Pará Tatiana Oliveira, Vera Paoloni, Cristiane Aleixo e Suzana Gaia, além do diretor Márcio Saldanha, representaram a entidade na passeata do 8 de março em Belém.

“É muito gratificante estar nas ruas hoje lutando para que a violência contra as mulheres acabe, para que de fato haja igualdade. E esse é um ano eleitoral, ano para a gente eleger parlamentares e executivos comprometidos com os direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras. Viva a luta das mulheres! Viva o 8 de março!”, destacou a presidenta do Sindicato dos Bancários do Pará, Tatiana Oliveira.

Em Santarém a manifestação do 8 de março concentrou-se na Praça Matriz e percorreu as ruas e a orla da cidade. As dirigentes Rafaela Carletto e Odinea Gonçalves representaram o Sindicato dos Bancários durante o ato.

“Fomos às ruas reivindicar o fim da violência contra as mulheres e defender nossos direitos trabalhistas. Foi importante retornarmos às ruas neste 8 de maio histórico, pois é um ano eleitoral e precisamos virar o jogo, ocupar as ruas, as redes sociais, para elegermos pessoas comprometidas com as causas das mulheres e da classe trabalhadora”, afirmou a diretora do Sindicato em Santarém, Rafaela Carletto.

Em Marabá, a Frente Feminista da cidade organiza uma audiência pública sobre violência obstétrica, que será realizada na quinta-feira 10, às 9h, na Câmara Municipal de Marabá, em alusão ao 8 de março.

 

Fonte: Bancários PA


Notícias Relacionadas