Notícias

home » notícias

1 de Julho de 2024 às 07:22

Sindicato realiza curso de formação em parceria com a Fetec-CUT/CN


O curso "Formação Sindical: História do Movimento Sindical no Brasil, Concepções e Estruturas Sindicais", foi realizado nos dias 28 e 29 de junho e teve como público alvo os dirigentes da entidade

O curso foi ministrado pelo formador Jeter Gomes, pós-graduado em Economia do Trabalho e Sindicalismo. Durante a sua apresentação, o educador pontuou fatos históricos decisivos para os avanços do movimento sindical, como os atos da ditadura militar, a estrutura sindical corporativa, os princípios da Central Única dos Trabalhadores (CUT), as mudanças da reforma trabalhista de 2017. Esses foram alguns dos tópicos debatidos nos dois dias de formação.


Compuseram a mesa de abertura do evento, o presidente da Fetec-CUT/CN, Rodrigo Brito; o presidente do sindicato, Janes Estigarribia; o educador, Jeter Gomes e, o diretor de formação, Laudelino Vieira dos Santos, que fizeram uma breve fala parabenizando a presença da diretoria da entidade que sempre tem participado de cursos formativos se capacitando para bem representar e defender a categoria bancária.

A realização foi da Diretoria de Formação do Sindicato dos Bancários de Dourados e Região MS em parceria com a Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Centro Norte (FETEC-CUT/CN), tendo início na noite de sexta-feira (28) e durante todo o sábado (29). Com o tema "Formação Sindical: História do Movimento Sindical no Brasil, Concepções e Estruturas Sindicais", o curso teve como público alvo a diretoria e conselho fiscal da entidade.

O diretor de formação sindical da entidade, Laudelino Vieira dos Santos, que esteve à frente da organização do curso, disse que a capacitação buscou apresentar os fatos históricos que construíram o movimento sindical no Brasil e como influenciaram as articulações do movimento sindical atual. “Foram dois dias de intensos estudos e debates com o objetivo de capacitar e atualizar os conhecimentos da diretoria do sindicato sobre a história dos trabalhadores, do movimento sindical e sobre a conjuntura nacional (política, econômica e social), visando preparar os dirigentes para enfrentar os desafios de defender os interesses da classe trabalhadora, em especial a categoria bancária”, finalizou Laudelino.


O diretor de assuntos jurídicos do sindicato, João Batista dos Santos, o João Grandão, que já presidiu a entidade e, também, já foi vereador, deputado federal e estadual, contribuiu no segundo dia do curso, compartilhando sua experiência sindical e de vida, iniciado no trabalho braçal na roça, depois como bancário e da sua formação acadêmica como professor de história onde lecionou por muitos anos como concursado do Estado e posteriormente a sua formação também no curso de direito, sem nunca ter abandonado o movimento sindical e a luta em defesa dos direitos dos trabalhadores nesse percurso.

Durante os dois dias de formação, os participantes tiveram a oportunidade de debater e refletir sobre a conjuntura atual do mercado de trabalho. Discutiram como a reforma trabalhista articulada em 2017 no governo Temer, afetou a relação entre empregados e empregadores, com retrocessos nos diretos obtidos ao longo dos anos, através de muita luta da classe trabalhadora. 




O palestrante, Jeter Gomes, relembrou como a ditadura militar foi um momento de resistência e luta para os movimentos sindicais e sociais. Período no qual os militares dissolveram diretorias de sindicatos colocando em seus lugares interventores favoráveis ao regime, com repressão a qualquer forma de organização de pensamento e sinal de movimentação política contrária ao regime ditatorial, incluindo a organização dos trabalhadores seja por meio de sindicatos, associações ou qualquer outra força contrária ao regime estabelecido.

Para finalizar sua apresentação, Jeter Gomes, pediu uma avaliação dos participantes sobre o curso, no que todos, sem exceção, elogiaram e disseram, entre outras coisas, que o mesmo foi excelente e enriquecedor, proporcionando uma reflexão da história, facilitando a compreensão de que nada nos foi dado de graça, que tudo o que os trabalhadores tem hoje foi conquistado através da luta coletiva organizada pelo movimento sindical.

Ao final do evento, o presidente do sindicato, Janes Estigarribia, agradeceu a participação da diretoria e também fez um agradecimento especial ao palestrante e a Fetec-CUT/CN pela parceria que viabilizou a realização do curso para a diretoria da entidade. “Estamos iniciando mais um mandato à frente do sindicato e os novos dirigentes sindicais precisam conhecer a nossa história e estrutura para compreender o contesto atual, assim os demais dirigentes necessitam de fazer uma releitura do passado buscando o aperfeiçoamento do trabalho sindical no momento de transformação tecnológica que estamos vivendo. Foram dois dias compartilhando conhecimento importante da história da classe trabalhadora brasileira.” Finalizou Estigarribia.

Clique aqui e confira como foi a programação do curso:

Sindicato dos Bancários de Dourados e Região MS


Notícias Relacionadas