Em resposta às reivindicações apresentadas pelo Sindicato dos Bancários de Brasília, a Poupex afirmou que já neste mês de outubro aplicará sobre os salários dos empregados o mesmo índice de reajuste da Fenaban para todos os demais bancários do país. O índice será de 10,97%. O Sindicato dos Bancários de Brasília o representante dos trabalhadores nas negociações com a Poupex em nome da Contraf-CUT.
Esse percentual reflete a variação do INPC de setembro de 2020 até agosto de 2021 mais um aumento real de 0,5%, e foi fruto do acordo bianual assinado ainda em 2020 entre a Contraf-CUT e a Fenaban. A Poupex, assim como tem feito já há muitos anos, se comprometeu a utilizar o índice pactuado com a Federação dos Bancos.
“Importante destacar o acerto do acordo bianual, pois este ano de 2021, com a piora do ambiente econômico e a forte elevação da inflação, as categorias não estão conseguindo sequer repor a perda inflacionária do último período. Estudo do Dieese aponta que mais da metade dos acordos têm sido fechados com perda real, ou seja, com reajuste abaixo da inflação”, lembra Raimundo Dantas, diretor do Sindicato.
O acordo assinado entre o Sindicato e a Poupex em 2020 também foi bianual, porém as cláusulas financeiras referentes à data-base de 2021 deveriam passar por discussão neste ano, o que está sendo feito agora.
Os salários de outubro, assim como os benefícios, serão corrigidos pelos 10,97%. A data-base dos bancários é setembro, assim, a diferença retroativa ao mês de setembro também será paga neste mês de outubro.
Embora a Poupex tenha se comprometido com o pagamento já neste mês, os empregados terão de se manifestar em assembleia para validar o acordo. Em breve o Sindicato divulgará edital convocando os empregados.
“É uma vitória importante que precisa ser comemorada. Em um ambiente hostil, com inflação galopante, um empresariado no geral sem compromisso social e um governo que diuturnamente ataca os trabalhadores, os bancários da Poupex asseguram ganho real, repondo a alta inflação do último período e ainda uma pequena elevação. Esse é o mecanismo mais eficiente de distribuição de renda”, comenta Kleytton Morais, presidente do Sindicato os Bancários de Brasília.
Outro assunto que está em discussão com a Poupex é a regulamentação do teletrabalho para além da pandemia de covid-19. O assunto já foi objeto de acordo com alguns bancos e também está em discussão com a Fenaban. O Sindicato espera que até o final de 2021 seja possível fechar um acordo regulando a questão.
Fonte: Sindicato dos Bancários de Brasília