O XII Congresso da Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Centro-Norte (Fetec-CUT/CN) debateu neste domingo 13, último dia do encontro realizado em Brasília, a participação da categoria na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que será realizada em Belém do Pará entre 10 e 21 de novembro deste ano. E aprovou o selo comemorativo da Fetec (imagem ao lado) para o mais importante evento mundial sobre clima e meio ambiente de 2025.
A mesa do Congresso que discutiu a COP 30 foi composta por representantes o Coletivo de Meio Ambiente da Federação Centro-Norte, entre eles José Avelino Barreto Neto, Almir Araújo (presidente do Seeb de Rondonópolis) e Vera Paoloni, que também é secretária-geral do Seeb Pará e presidente da CUT PA.
Eles relataram o andamento da proposta aprovada ainda no ano passado pela Diretoria Executiva da Fetec de pautar a discussão do tema meio ambiente e trabalho e a participação dos trabalhadores do ramo financeiro na COP 30. Isso implica na formação de coletivos nas entidades sindicais e na preparação dos dirigentes para fazer esse debate com suas bases, a partir das realidades locais, e dar os encaminhamentos a essas decisões.
O Coletivo foi criado na assembleia geral da Federação realizada em maio de 2024, com o propósito de envolver a categoria na grande discussão mundial atual que é construir um projeto de preservação do meio ambiente que desacelere o aquecimento global e garanta qualidade de vida à classe trabalhadora e toda a população que vive nesta vasta região que engloba quatro grandes biomas (Amazônia, Cerrado, Pantanal e Mata Atlântica) e onde se situam as nascentes de três grandes bacias hidrográficas (do Paraná, São Francisco e Tocantins).
Fonte: Fetec-CUT/CN