A Federação dos Bancários do Centro-Norte (Fetec-CUT/CN) realizou nesta segunda-feira 15 de julho reunião da Diretoria Executiva, ampliada com a participação dos presidentes dos sindicatos filiados e dos representantes nas Comissões de Empresa dos bancos, para discutir o desenrolar das negociações da Campanha Nacional 2024, tanto na mesa da Fenaban como nas mesas específicas, e preparar a intensificação da mobilização na categoria nas regiões Norte e Centro-Oeste.
Na primeira parte da reunião, os representantes da Fetec-CUT/CN nas COEs deram informes sobre a situação das negociações e os principais problemas no Banco do Brasil, na Caixa Econômica Federal, no Bradesco, no Santander, no Itaú, no Banco da Amazônia, no Banpará, no BRB e no BNB.
O presidente da Federação, Rodrigo Britto, fez um apelo para que os sindicatos da base desenvolvam todos os esforços para realizar a pesquisa sobre segurança bancária e deu informe detalhado sobre as negociações com a Fenaban, principalmente sobre os temas que serão tratados nas negociações desta semana e da próxima: saúde e condições de trabalho, o que inclui discussões sobre pessoas com deficiência (PCDs), neurodivergentes e combate aos programas de metas abusivas.
“Saúde, precarização do trabalho e segurança são os principais problemas da categoria bancária hoje. A Fetec está dialogando com todos os presidentes dos nossos sindicatos e com os representantes nas Comissões de Empresa para equalizarmos as informações, discutir as propostas e estratégia de campanha e intensificando a mobilização para pressionar os bancos nas mesas de negociação”, sintetiza Rodrigo Britto.
Calendário das negociações
Julho
2/07 – Cláusulas sociais
11/07 – Igualdade de oportunidades
18 e 25/07 – Saúde e condições de trabalho: incluindo discussões sobre pessoas com deficiência (PCDs), neurodivergentes e combate aos programas de metas abusivas
Agosto
6 e 13/08 – Cláusulas econômicas
Fonte: Fetec-CUT/CN