Notícias

home » notícias

23 de Junho de 2023 às 08:00

Fetec-CUT/CN faz neste sábado e domingo curso de formação para novos dirigentes sindicais

Curso foi planejado pela Contraf-CUT em parceria com as federações e sindicatos e visa qualificar os dirigentes para defender os direitos da categoria e dos trabalhadores


A Federação dos Bancários do Centro-Norte (Fetec-CUT/CN) realizará em Cuiabá neste sábado e domingo, 24 e 25 de junho, em parceria com a Contraf-CUT, a primeira edição do curso de formação sindical para novos dirigentes sindicais das bases de Brasília, Mato Grosso, Campo Grande, Rondônia, Rondonópolis, Barra do Garças e Dourados. A segunda edição será ministrada em agosto para os dirigentes novatos do Pará, Acre, Roraima e Amapá. O curso faz parte do programa do Coletivo de Formação da Contraf-CUT, que é composto pelos secretários de Formação das federações e sindicatos de bancários de todo o país.

“O curso surgiu a partir de um planejamento entre a Contraf-CUT e as federações, incluindo a Fetec-CUT/CN. Focará principalmente em mostrar aos novos dirigentes o que significa fazer parte de um sindicato e faz parte do nosso objetivo permanente de nos qualificarmos cada vez mais para melhor defender os direitos da categoria e dos trabalhadores”, explica Cleiton dos Santos Silva, presidente da Federação.

A partir de debates sobre os principais temas da categoria e também da economia do país, o conteúdo do curso de Formação Sindical aborda a história do movimento sindical de uma forma geral, assim como a história do movimento sindical bancário, sempre do ponto de vista dos trabalhadores, além das ferramentas de luta, inclusive as mais modernas, como as redes sociais, incentivando os trabalhadores a fazer uso dessas ferramentas.

“Abordamos as lutas e conquistas do movimento sindical, elementos de como se formaram os sindicatos, as primeiras associações, como elas evoluíram, quais as dificuldades que enfrentaram, inclusive a ditadura militar, a retomada dos sindicatos pelos trabalhadores, a criação da CUT, a fundação da Confederação Nacional dos Bancários (CNB), além das ferramentas que dispomos para luta”, disse o secretário de Formação da Contraf-CUT, Rafael Zanon. “É importante que os dirigentes bancários entendam de onde vem a história dos sindicatos e valorizem os elementos de luta para que, a partir desse conhecimento da história, pensem melhor o presente e o futuro.”


Fonte: Fetec-CUT/CN, com informações da Contraf-CUT


Notícias Relacionadas