Assista aqui ao vivo a Conferência Regional de Saúdwe e Condições de Trabalho da Fetec-CUT/CN, que está sendo realizado em Brasília.
A Federação dos Bancários do Centro-Norte (Fetec-CUT/CN) realiza nesta quarta-feira 12 de julho, em Brasília, a 16ª Conferência Regional, para discutir e aprovar as propostas da categoria e eleger os delegados das nossas bases sindicais à Conferência Nacional dos Bancários e aos encontros nacionais de bancos. O encontro será precedido, na terça-feira 11, da Conferência Regional de Saúde e Condições de Trabalho, também em Brasília. Na quinta 12, a Fetec-CUT/CN faz sua assembleia anual de prestação de contas.
A Conferência Nacional será realizada em São Paulo entre os dias 4 e 6 de agosto. “No ano passado assinamos a Convenção Coletiva de Trabalho com validade para dois anos, que garante em 2023 aumento real de 0,5% nos salários, PLR, VA/VR e demais cláusulas econômicas. Mas temos muitos temas importantes que precisamos continuar negociando com os bancos nas mesas específicas, principalmente sobre saúde e condições de trabalho, emprego, igualdade de oportunidades e segurança bancária”, afirma Cleiton dos Santos Silva, presidente da Fetec-CUT/CN.
Os delegados e delegadas que participarão dos encontros da Federação estão sendo eleitos em conferências, encontros, congressos e assembleias dos sindicatos filiados à Fetec-CUT/CN. Veja a programação abaixo.
Data: terça-feira 11 de julho.
9h – Abertura Oficial
10h – Primeiro painel, com Mauro Salles (secretário de Saúde e Condições de Trabalho da Contraf-CUT), Jacéia Netz (assessora de Saúde da Fetrafi/RS), Wadson Boaventura (coordenador do Coletivo de Saúde da Fetec-CUT/CN) e Rafaella Gomes Freitas de Oliveira (secretária de Saúde e Condições de Trabalho da Federação).
- Apresentação do documentário “Além do limite: Quando a meta é sobreviver”.
11h40 – Debate sobre o documentário com André Guerra da Fetrafi/RS (videoconferência).
12h30 - Almoço.
14h – 2º painel - Relatório de Saúde do Trabalhador, por Vivian Machado, economista no Dieese (videoconferência).
15h – 3º painel - Relatório de 10 anos da Clínica do Trabalho, com participação de Ana Magnólia Mendes (videoconferência).
16h – 4º Painel - "Clínica do desgaste mental no trabalho bancário" e “vigilância em saúde mental relacionada ao trabalho", com Renata Paparelli (psicóloga, professora do curso de Psicologia da PUC-SP, coordenadora da Clínica do Trabalho da PUC-SP e coordenadora do NAST-Núcleo de Ações em Saúde do Trabalhador.
17h30 – Aprovação das resoluções da Conferência.
Data: quarta-feira 12 de julho.
9h00 – Exposição sobre Conjuntura Nacional, seguida de debate, com participação de Ricardo Berzoini (ex-ministro do Trabalho e da Previdência e ex-deputado federal) e Vinícius de Assumpção Silva (Vice-presidente da Contraf-CUT).
11h00 – Reforma Tributária, com participação de Neuriberg Dias, jornalista e analista político, atual diretor de Documentação do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), e a deputada federal Camila Bazachi Jara Marzochi (PT-MS). Haverá debate na sequência.
13h00 – Almoço.
14h00 – Papel do Sistema Financeiro Nacional e do Crédito para geração de Emprego e Renda, com participação de Mariel Angeli, economista no Dieese. Seguido de debate.
15h00 – Organização do Ramo Financeiro, com participação de Talita Regia (Sec. Org. Ramo Financeiro da Fetec-CUT/CN) e Gustavo Cavarzan, economista no Dieese.
15h40 – Debate e aprovação das resoluções da Conferência Regional.
18:00 – Encerramento.
Data: quinta-feira 13 de julho.
9h30 – Prestação de contas da Federação.
Fonte: Fetec-CUT/CN