Presidente da Fetec fala na abertura do XII Congresso da Federação Centro-Norte, que termina neste domingo 13 com aprovação dos eixos de luta e eleição da nova diretoria
“A ganância do sistema financeiro e do capitalismo mata. A maior demonstração disso das desigualdades que geram, e que não fazem bem para a nossa sociedade, é que no Brasil temos as cinco pessoas mais ricas do país detendo a mesma riqueza do que os 105 milhões de brasileiros que estão na base da pirâmide. Precisamos combater isso. Precisamos ter qualidade de vida, precisamos construir uma sociedade onde possamos mostrar afeto e que respeite cada indivíduo com suas particularidades, e não uma sociedade onde prevaleça a intolerância, o ódio e o preconceito acima da vida humana.”
A declaração foi feita nesta sexta-feira 11 à noite pelo presidente da Federação dos Trabalhadores nas Empresas de Crédito do Centro-Norte (Fetec-CUT/CN), Rodrigo Britto, na abertura do XII Congresso da entidade, que está sendo realizado em Brasília.
“Dentro do nosso processo de construção do ramo financeiro e de defesa dos direitos da classe trabalhadora e dentro de construção de uma sociedade justa, que valorize de fato o ser humano, que eu acredito que seja uma sociedade socialista. Falamos muito de capitalismo, mas pouco de socialismo. E é preciso sonhar, manter nossos sonhos para que, juntos, possamos fazer que nossos sonhos se tornem realidade”, defendeu Rodrigo.
E acrescentou: “Sempre falei da ganância do sistema financeiro e da responsabilidade que nós temos, porque a vitória ou derrota da categoria bancária é determinante para o rumo da classe trabalhadora brasileira nos processos de negociação, porque nós somos uma referência para todos os trabalhadores do país”.
Rodrigo chamou a atenção para a importância das decisões do XII Congresso da Fetec-CUT/CN. “O Congresso não começou hoje. Começou lá no dia 20 de janeiro, quando fizemos a nossa assembleia extraordinária em que elegemos a comissão organizadora. E no dia seguinte, 21, fizemos o primeiro seminário preparatório para esse congresso”, disse o presidente da Fetec-CUT/CN.” E de janeiro até esta semana debatemos às terças-feiras à noite, de forma virtual e aberto a todos os bancários, vários temas importantes para os trabalhadores do ramo financeiro, na área de saúde, na área jurídica. E fizemos as escutatórias de nossos presidentes para que a partir das bases pudéssemos trazer propostas concretas para definirmos um plano de ação para os próximos quatro anos da nossa federação.”
A presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Juvandia Moreira, também participou da aberta do XII Congresso da Fetec. Ela afirmou que tanto na vida política e econômica das sociedades quanto nas relações de trabalho e na questão climática e de aquecimento global, “estamos sofrendo as consequências do modelo de capitalismo predatório que está destruindo o planeta e nós, trabalhadores, precisamos enfrentar essa discussão para defender nossos direitos e o futuro da humanidade”.
Esse modelo, segundo Juvandia, está concentrando cada vez mais a riqueza e aumentando a precarização de quem vive do trabalho. “É fundamental que a classe trabalhadora faça essa discussão para fortalecer sua organização e unidade e lute contra esse capitalismo”, disse. Ela também criticou o Congresso Nacional conservador, “que se apropriou de grande parte do orçamento federal e interditou qualquer discussão que favoreça os direitos dos trabalhadores”.
Representando a CUT Nacional na abertura do Congresso, a secretária de Meio Ambiente da central, Rosalina Amorim, disse que é preciso fortalecer cada vez mais a organização dos trabalhadores do sistema financeiro “e se engajar na mobilização da Marcha dos Trabalhadores que será realizada dia 29 de abril em Brasília. Também é importante que os bancários se engajem nas discussões sobre a organização da COP 30 que estão sendo realizados em todas as CUTs estaduais para defender a agenda de interesse da classe trabalhadora” na Conferência do Clima da ONU que será realizada em Belém entre 10 e 21 de novembro.
Também participaram da mesa de abertura e fizeram saudações aos delegados representantes de todos os sindicatos filiados:
•Eduardo Araújo, presidente do Seeb Brasília;
• João Dourado, presidente do Seeb Mato Grosso;
• Almir Araújo, presidente do Seeb de Rondonópolis;
• Carlos Rogério, diretor do Sinbama;
• Ivone Colombo, presidenta do Seeb Rondônia;
• Eudo Rafael, presidente do Seeb Acre;
• Neide Rodrigues, presidente do Seeb de Campo Grande;
• Janes Estigarribia, presidente do Seeb de Dourados;
• Marcelo Lugo, presidente do Seeb de Ponta Porã, filiado à Fetec no ano passado e que participou seu primeiro congresso da Federação;
• Kelly Dayane, diretora do Seeb de Roraima.
• Tatiana Oliveira, presidenta do Seeb do Pará;
• Samuel Bastos, presidente do Sintraf Amapá;
• Amarildo José de Carvalho, presidente do Sintraf-Ride.
A programação
Dia 11 de abril (sexta-feira)
14h – Assembleia geral ordinária para apreciação do balanço financeiro do exercício de 2024.
16h – Assembleia extraordinária para ratificação da extensão de base territorial do Amapá e Pará (Sintraf AP e Seeb PA).
17h30 – Início do credenciamento.
18h30 – Abertura solene do Congresso.
Dia 12 de abril (sábado)
9h00 - Reinício do credenciamento.
9h30 – Aprovação do regimento interno do XII Congresso.
10h00 - Análise de conjuntura.
12h00 – Encerramento prazo credenciamento delegados e Início credenciamento dos suplentes.
12h25 – Encerramento do credenciamento dos suplentes.
14h30 – Apresentação de estudos do Dieese (Departamento Intersindical de Estudos e Estatísticas Socioeconômicas) e do Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar) com subsídios para o debate dos delegados sobre os princípios e dos eixos prioritários da Fetec-CUT/CN.
16h15 – Balanço da atual gestão e leitura do texto-base para a construção de princípios e eixos norteadores de ações para a próxima gestão.
19h00 – Encerramento do 2º dia.
Dia 13 de abril (domingo)
9h00 – Aprovação das moções apresentadas e das propostas do plano de ação e lançamento Selo COP 30.
11h00 – Eleição e posse da nova diretoria da Federação.
12h00 – Encerramento com almoço.
Fonte: Fetec-CUT/CN