(Brasília) - Começou nesta quinta (19) o 1º Seminário de Atualização em Comunicação Sindical, com o objetivo de aperfeiçoar a atuação dos profissionais e dirigentes sindicais para fortalecer a comunicação das entidades sindicais. O encontro é promovido pela CUT Brasília, o Sindicato dos Bancários de Brasília e o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do DF.
O primeiro dia de trabalho contou com a participação de cerca de 50 pessoas, entre dirigentes sindicais de comunicação e jornalistas das entidades sindicais, no auditório do SJPDF.
As exposições foram feitas pelo secretário Nacional de Organização da CUT, Jacy Afonso, que falou sobre a Estrutura e Desafios do Movimento Sindical; e pelo coordenador do Núcleo Piratininga de Comunicação, Vito Giannotti, que palestrou sobre o Papel Estratégico da Comunicação no Sindicalismo.
Na abertura do Seminário, o secretário de Comunicação da CUT Brasília, Marcos Junio, explicou o adiamento do seminário, originalmente marcado para agosto. "Estávamos, e continuamos, todos mobilizados contra o PL 4330, que tramita na Câmara dos Deputados. Por causa dessa mobilização para pressionar parlamentares a barrar o projeto, tivemos que adiar o seminário. Esse PL 4330 legaliza a precarização do trabalho e ataca frontalmente a atuação sindical. Nesse aspecto, o seminário vem em boa hora, para interagir, trocar experiências entre militantes, jornalistas sindicais e os que não são da área, o que contribui na luta contra ataques aos trabalhadores". O dirigente anunciou a reativação para breve do Coletivo de Comunicação, reunindo dirigentes sindicais e profissionais do setor que atuam nas entidades, para aperfeiçoar o trabalho aperfeiçoado de comunicação junto à classe trabalhadora.
O vice-presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do DF, Wanderlei Pozzembom, também se referiu ao PL 4330 e enfatizou que a comunicação é fundamental nesse momento de ataque aos trabalhadores e aos sindicatos. "Qualquer instituição que não dialogue com a categoria, utilizando todas as formas de comunicação, não cumprirá sua missão", disse.
O presidente do Sindicato dos Bancários de Brasília, Eduardo Araújo, que coordena as ações do movimento grevista deliberado pela categoria na noite dessa quarta-feira (18), participou do Seminário e avaliou a iniciativa como essencial para início do processo de aperfeiçoamento da comunicação como ferramenta estratégica na luta de classe. “Esse seminário é só o primeiro passo para que a gente possa avançar”, disse.
A mesma importância à comunicação foi dada pelo presidente da CUT Brasília, Rodrigo Britto. Ele avalia que a sustentação do trabalho sindical está em um tripé, composto por “formação, comunicação e trabalho de baseン. “Acreditamos que, qualificando nossa comunicação, vamos mudar muita coisa aqui em Brasília”, acredita.
O seminário continua nesta sexta-feira, dia 20, com a palestra "Pensamento Político e Sindicalismo", apresentada pelo jornalista Hélio Doyle.
>> Leia abaixo sobre os painéis do primeiro dia do 1º Seminário de Atualização em Comunicação Sindical
"A comunicação é fundamental na disputa pela hegemonia na sociedade"
Para dirigente nacional da CUT, comunicação está entre os desafios sindicais
Secretaria de Comunicação Sindical da CUT Brasília