Notícias

home » notícias

9 de Janeiro de 2023 às 10:32

Governo Lula recebe apoio internacional e entidades articulam ações contra atos terroristas

Movimentos sociais e sindical convocam atos em todo o país; Ministério da Justiça cria canal de denúncias e canais são criados nas redes sociais para identificar terroristas


Sindicatos e entidades que representam trabalhadores e trabalhadoras, entre elas a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), além de manifestarem total repúdio aos atos terroristas que aconteceram nesse domingo (8), convocam a população para ocuparem as ruas em defesa da democracia e das instituições que fortalecem o Estado Democrático de Direito.

Leia aqui Nota da Contraf-CUT – Repúdio aos atos terroristas e de defesa da democracia

Paralela às ações das entidades civis, chefes de estados articulam reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, às 18h desta segunda (9), “para dialogar sobre a situação do país e medidas necessárias contra os atos terroristas”, como explicou o governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT-CE).

Cerco se fecha contra terroristas

O Ministério da Justiça criou um canal para quem tiver informações sobre os terroristas: [email protected]. Além disso, canais estão sendo lançados nas redes sociais, sendo o principal deles Contragolpe Brasil (@contragolpebrasil), no Instragram, com fotos e vídeos para identificar pessoas que participaram dos atos de depredação em Brasília.

Ainda não é possível contabilizar, em valores, o resultado da destruição de patrimônio das sedes dos três poderes do Estado, após a invasão de hordas de radicais golpistas, apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro. As depredações atingiram até mesmo obras de arte como ‘As Mulatas’, de Di Cavalcanti, e o vitral da artista Marianne Peretti.

Juristas avaliam que os invasores bolsonaristas podem ser enquadrados em crimes contra as instituições democráticas, danos ao patrimônio público e associação criminosa, que, somadas as penas, podem ultrapassar 15 anos de prisão em regime fechado. Na manhã desta segunda, um comboio formado por pelo menos 40 ônibus, com 1,2 mil golpistas, foi levado à sede da Polícia Federal em Brasília.

Manifestações em todo o país

Manifestações em defesa da democracia ocorrem em todo o Brasil ao longo desta segunda-feira (9). Os atos estão programados pelas Frentes Brasil Popular, Frente Povo Sem Medo, Fórum das Centrais Sindicais, Coalizão Negra Por Direitos e Convergência Negra. As manifestações devem ocorrer a partir das 17h. Em São Paulo, a concentração será no Masp.

Antes, um ato está marcado para 12h no Salão Nobre da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, no Largo São Francisco, centro da capital paulista. A faculdade, o coletivo USP pela Democracia e a reitoria da universidade convocam esse ato.

Em Brasília, movimentos convocam para um protesto “Fora, Ibaneis“, às 10h, em frente ao Palácio do Buruti. Afastado por 90 dias, o governador do Distrito Federal Ibaneis Rocha é responsabilizado, por omissão ou cumplicidade, pelos atos terroristas.

Ainda na noite deste domingo, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, afirmou que “criminosos serão tratados como criminosos“. Dino anunciou que a primeira prioridade do domingo, desmontar o atentado terrorista às sedes dos Três Poderes, está alcançada. Vândalos invadiram os prédios do Supremo Tribunal Federal, do Palácio do Planalto e do Congresso. A destruição atingiu obras de arte, vidraças, móveis, equipamentos – inclusive com roubo de armas e munições do Gabinete de Segurança Institucional (GSI).

“Isso é terrorismo, é golpismo. Temos a certeza de que a imensa maioria da população não quer a implementação dessas trevas”, afirmou Dino. Ele citou pesquisa em que 90% dos brasileiros repudiam o terrorismo bolsonarista.

Dino disse ainda que centenas pessoas foram presas em flagrante e que as prisões continuam ao longo da noite. Segundo o ministro, o governo identificou e apreendeu ônibus que levaram terroristas a Brasília.

Confira íntegra da convocação dos Movimentos

As organizações sindicais e populares que integram as Frentes Brasil Popular, a Frente Povo Sem Medo, o Fórum das Centrais Sindicais, a Coalizão Negra Por Direitos e a Convergência Negra, reunidas em defesa do Estado Democrático de Direito vêm a público para:

  • Registrar o mais veemente repúdio aos atos de vandalismo e criminosos praticados no dia de hoje em Brasília, que atentam contra a democracia e depredaram a sede dos três poderes da República. Adotamos estado de mobilização e vigilância permanente em defesa da democracia, do governo legitimamente eleito, contra o golpismo e pela punição dos responsáveis pelos ataques às instituições.
  • Orientar todas as organizações sindicais e populares, bem como toda militância social do campo democrático e progressista a manifestarem-se nas ruas de todo o país no final da tarde desta segunda-feira (9/01), em defesa da democracia, das instituições e da soberania do voto popular.
  • Construir ato político a realizar-se em Brasília na próxima quarta-feira (11/01) com foco na defesa da democracia, no repúdio aos ataques às instituições da República praticadas por fascistas neste domingo e na defesa de que aqueles que financiaram e praticaram crimes sejam responsabilizados. Realizaremos essas manifestações em aliança com todos as lideranças, autoridades e segmentos da sociedade comprometidos com a defesa do Estado Democrático de Direito.
  • Reunir-se, em preparação, com partidos, centrais sindicais, movimentos populares e organizações da sociedade com atuação nacional nesta segunda-feira, 09 de janeiro, às 14 horas, por videoconferência.

Brasil, 8/1/2023

  • Fórum das Centrais Sindicais
  • Frente Brasil Popular
  • Frente Povo Sem Medo
  • Coalizão Negra por Direitos
  • Convergência Negra

 

Fonte: Contraf-CUT e RBA


Notícias Relacionadas