Com mais de 98% de votos favoráveis, a proposta de Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) negociada entre o Sindicato e a Cooperforte foi aprovada pelos funcionários da cooperativa. Além da manutenção dos direitos e conquistas, a proposta garante avanços importantes para o conjunto dos trabalhadores.
A proposta foi analisada pelos funcionários da Cooperforte em assembleia virtual realizada na última sexta-feira (9). Considerando as conquistas, fruto das negociações, o Sindicato orientou pela aprovação, para seguir na luta preservando os direitos da classe trabalhadora.
Os trabalhadores da Cooperforte garantem, com esse ACT, um reajuste em todas as verbas de 2,94%, equivalente ao INPC do período de setembro de 2019 a agosto de 2020. Para o período de 2021/2022, o acordo garante reajuste de INPC + 0,5%.
Para a diretora do Sindicato e funcionária da Cooperforte Talita Régia, “o processo negocial foi de extrema importância para garantir e preservar os direitos dos cooperativários e, assim, fortalecer a unidade dos trabalhadores do ramo financeiro”. E acrescenta que “a empresa que busca ter uma abordagem mais cooperativa com o sindicato laboral faz com que tenham menos problemas em sua administração e gerenciamento de conflitos. Isso fortalece todos os lados: a empresa e os trabalhadores e o sindicato que luta em defesa dos direitos”.
O Sindicato seguirá negociando com a cooperativa a pauta sobre trabalho remoto.
Confira a seguir o acordo aprovado pelos trabalhadores da Cooperforte:
Joanna Alves
Do Seeb Brasília