Em cerimônia na sexta-feira (9), o Sindicato dos Bancários e a Poupex assinaram o Acordo Coletivo de Trabalho 2022-2024. O acordo tem validade até 31 de agosto de 2024 e, em linhas gerais, preserva todas as cláusulas do ACT vencido em setembro do ano passado, e ainda segue todas as cláusulas financeiras pactuadas entre a Contraf-CUT e a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos).
Embora o acordo tenha sido assinado somente agora em junho de 2023, em função das negociações e do bom diálogo entre o Sindicato e a Poupex, a empresa, ainda em 2022, reajustou os salários e benefícios, bem como pagou a PR (Participação nos Resultados) em conformidade com os percentuais negociados em nível nacional com a Fenaban. Pelo acordo, em setembro, todos os salários, benefícios e a PR serão corrigidos pela variação do INPC de setembro de 2022 até agosto de 2023, acrescida de aumento real de 0,5%.
“Finalizamos mais esta etapa, com ganhos importantes para os empregados da Poupex. Além da manutenção de todas as cláusulas do acordo anterior e da aplicação dos percentuais da Convenção Coletiva Nacional, os trabalhadores da Poupex conseguiram de volta a possibilidade de converter em pecúnia os abonos assiduidade. Em tempos de perdas de direitos em diversas categorias, foi um grande acordo”, comenta Raimundo Dantas, diretor do Sindicato.
Representou o Sindicato na assinatura do ACT, além de Raimundo, o presidente Kleytton Morais.
Pela Poupex, representaram o presidente, general Valério Stumpf Trindade, o vice-presidente, general João Batista Bezerra Leonel Filho, o diretor administrativo, Jorge Cardoso Martins, e o gerente de Pessoas, Leandro Queiroz.
Da Redação