Em assembleia geral realizada na tarde desta quinta-feira (27/6), no auditório do Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Rondônia (SEEB-RO), em Porto Velho, os funcionários do Sicoob Norte, por ampla maioria, rejeitaram a proposta patronal para o Acordo Coletivo de Trabalho 2024-2025.
A proposta dos representantes patronais, apresentada ao Sindicato na reunião do último dia 21/6, é composta de:
-
Reajuste salarial de 4,5%, que é a composição da inflação do IPCA do período, mais 0,57% de ganho real.
-
Reajuste nos tíquetes alimentação de 6,7%, que passaria do atual valor de R$ 1.500 para R$ 1.600 ao mês.
Na assembleia geral, que contou com a participação dos dirigentes do SEEB-RO Antônio Tavares, (Cooperativas), Gésica Capato (Esportes, Cultura e Lazer), Edson Wilson Tavares (Saúde), José Toscano (Administração) e Ricardo Vítor (Secretário Geral), também foi apresentada a cláusula nova que assegura o pagamento – pelo empregador – do tíquete alimentação, por até 90 dias, para todo e qualquer funcionário que seja afastado por motivos de saúde.
“A rejeição se dá, principalmente, em cima da proposta dos tíquetes. Os funcionários entendem que, em comparação ao que foi conquistado nos demais sistemas de cooperativas de crédito no Estado, a diferença é absurda. Os índices oferecidos pelos empregadores no Sicoob Norte são muito insuficientes e sequer se aproximam de algo que seja, minimamente, aceitável para os trabalhadores”, esclarece Antônio Tavares, diretor de Cooperativas do SEEB-RO.
Após a rejeição, o SEEB-RO agora vai notificar os representantes patronais e, ainda nesta sexta-feira (28/6), solicitar uma nova rodada de negociação com o Sicoob Norte.