O que determina desenvolvimento, subdesenvolvimento e dependência econômica de um país; mitos sobre a inflação e a meritocracia; transformações do capitalismo global e o mundo pós-pandemia. Esses são alguns dos temas do curso “Economia para Transformação Social”, baseado no livro de mesmo título, dos professores Juliane Furno e Pedro Rossi, que também ministrarão as aulas.
O curso é oferecido pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) para dirigentes sindicais. As inscrições devem ser feitas a partir do e-mail da organização que já foi enviado às federações e sindicatos.
As aulas serão divididas em quatro módulos, realizados entre os dias 13 de março e 16 de maio.
“O curso está dentro de estratégia de formação pensada pela Contraf-CUT, no plano de fortalecer a capacidade analítica e reflexiva dos dirigentes, plano esse corroborado no encontro de formação para secretários e secretárias, que realizamos recentemente”, explicou o secretário de Formação da Contraf-CUT, Rafael Zanon. “O fortalecimento do nosso conhecimento teórico nos dá mais instrumentos para fortalecer também a nossa atuação prática política e social”, completou.
MÓDULO 1
Dia 13 de março, quarta-feira
10hs às 17hs, presencial na sede da CONTRAF – Rua Libero Badaró, 158 – 1° andar, Centro/SP
– Tópicos teóricos e conceituais
– Dinheiro e organização social
– Marx e Keynes no pensamento econômico
– Neoliberalismo
– Desenvolvimento, Subdesenvolvimento E Dependência
Dia 14 de março, quinta-feira
10hs às 17hs, presencial na sede da CONTRAF – Rua Libero Badaró, 158 – 1° andar, Centro/SP
– Transformações no capitalismo global e o mundo pós-pandemia
– O fim da ordem liberal, a crise de 1929 e o New Deal
– O pós-guerra e os estados de bem-estar social
– A economia internacional na era da globalização
– Crise de 2008, pandemia e transformações na ordem internacional
MÓDULO 2
Dia 02 de abril, terça-feira
19hs às 22hs, formato digital pela plataforma Zoom.
– Mitos econômicos e o debate brasileiro
– Mitologia fiscal e a retórica da austeridade
MÓDULO 3
Dia 23 de abril, terça-feira
19 às 22 horas, formato digital pela plataforma Zoom.
– Excesso de gastos e o país quebrado
– Os mitos sobre a inflação
– O mito da meritocracia
MÓDULO 4
Dia 15 de maio de 2024, quarta-feira
10 às 17 horas, presencial em São Paulo – SP (local a confirmar)
– Subdesenvolvimento, neoliberalismo e transformação social no brasil
– Subdesenvolvimento, industrialização e neoliberalismo
Dia 16 de maio de 2024, quinta-feira
09 às 16hs, presencial em São Paulo – SP (local a confirmar)
– Crescimento e distribuição nos governos Lula e Dilma
– Ascensão e fracasso da estratégia neoliberal
– Agenda econômica para a transformação social
Juliane Furno é cientista social e graduanda em Ciências Econômicas, mestre e doutora em Desenvolvimento Econômico na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Foi assessora sindical da Central Única dos Trabalhadores (CUT), gestora de políticas sociais na prefeitura municipal de São Paulo, gestão de Fernando Haddad (PT) e assessora parlamentar. Atualmente é economista-chefe do Centro de Estudos de Economia (CEE) do Instituto para a Reforma das Relações entre Estado e Empresa (IREE) e recém-concursada para professora do Departamento de Economia da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj).
Pedro Rossi é professor livre-docente do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pesquisador do Centro de Estudos de Conjuntura e Política Econômica (Cecon). Formado em Economia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com mestrado e doutorado pela Unicamp. Foi diretor da Sociedade Brasileira de Economia Política (SEP); foi também diretor do Centro de Estudos de Conjuntura e Política Econômica (Cecon) e pesquisador visitante da Unctad/ONU(Genebra/Suíça); professor visitante da Fudan University (Shanghai/China) e pesquisador visitante na University College London. Atua nas áreas de Economia Brasileira, Economia Política, Macroeconomia e Economia Internacional. Sua pesquisa se concentra atualmente nos temas da taxa de câmbio e política cambial e nos impactos da política fiscal nos direitos humanos. Autor do livro Taxa de Cambio e Política Cambial no Brasil e coorganizador do livro Economia pós-pandemia: desmontando os mitos da austeridade fiscal e construindo um novo paradigma econômico.
Fonte: Contraf-CUT