Os debates e as definições dos congressos por bancos e da 24ª Conferência Nacional dos Bancários. Começa o período de negociações e de enfrentamentos da Campanha Nacional da categoria bancária. É esse o assunto do TV Bancários que vai ao ar nesta quinta-feira (23), a partir das 19h, com transmissão pela TV Comunitária de Brasília (canal 12 da Net) e pelas redes sociais do Sindicato.
O convidado do programa é Cleiton dos Santos Silva, presidente da Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Centro Norte (Fetec-CUT/CN).
A 24ª Conferência Nacional dos Bancários, realizada entre os dias 10 e 12 de junho, em São Paulo, definiu a pauta geral de reivindicações e o plano de lutas para a Campanha Nacional 2022. O fórum máximo da categoria bancária foi antecedido pelos congressos estaduais e pelos congressos e encontros nacionais por bancos.
Os bancários e bancárias de bancos públicos e privados, de todo o país, aprovaram para a Campanha Nacional 2022 a reivindicação de aumento real de 5% (INPC + 5%) nos salários e nas demais cláusulas econômicas. E vão lutar também por aumento maior para os vales refeição e alimentação.
Além de buscar a garantia de direitos por meio da renovação da Convenção Coletiva e dos acordos coletivos, os trabalhadores do ramo financeiro se somam às demais categorias no enfrentamento à precarização do trabalho, ao desemprego, às privatizações, à concentração de renda, às desigualdades e à fome no país.
A Campanha Nacional 2022 coloca a categoria bancária em sintonia com a mobilização da sociedade em defesa da vida, por mais investimentos em saúde e educação, por democracia e por soberania, com valorização das empresas estatais e dos bancos públicos.
Da Redação