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22 de Junho de 2024 às 07:54

Minuta de reivindicações é entregue aos bancos e SEEB-MT dialoga com a categoria


O Comando Nacional dos Bancários, que representa as trabalhadoras e os trabalhadores da categoria, entregou, nesta terça-feira (18), a minuta de reivindicações à Federação Nacional dos Bancos (Fenaban). O documento servirá de base à Campanha Nacional de 2024, para a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho da categoria.


Nesta quarta-feira (19), os representantes dos trabalhadores na Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil (CEBB) e na Comissão Executiva dos Empregados (CEE) da Caixa entregaram, aos respectivos bancos, as minutas de reivindicações para a renovação dos Acordos Coletivos de Trabalho (ACTs) específicos.


SEEB-MT na base - Para mobilizar a categoria para a Campanha Nacional, o Sindicato dos Bancário de Mato Grosso (SEEB-MT) está em diálogo como os bancários e bancárias para tratar dos itens da minuta que foi entregue aos bancos para negociação. “É fundamental que estejamos em diálogo, em conexão com a base para fortalecer nossa Campanha e nos mantermos fortes para as próximas etapas”, destaca o presidente do Sindicato, João Dourado. 


A minuta entregue à Fenaban seguiu uma série de processos até sua conclusão, passando por conferências regionais e estaduais, foi elaborada com base na Consulta Nacional dos Bancários, que quase 47 mil bancários. O documento foi ainda submetido à aprovação na26ª Conferência Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro e em assembleias realizadas em todo o país, com aprovação de mais de 95% dos votantes. 

Calendário - As negociações já começam na semana que vem. Veja abaixo o calendário de negociações.
* Junho: 26/6 – temas emprego e pré-acordo da ultratividade;
* Julho: 2, 11, 19 e 25/07
* Agosto: 6, 13, 20 e 27/8

Reivindicações da campanha 2024 - Os nove eixos da minuta de reivindicações, aprovados pela categoria, são:

•Aumento real de 5% (inflação + 5%), PLR maior e ampliação de direitos
•Fim do assédio e dos instrumentos adoecedores na cobrança de metas
•Representação de todos os trabalhadores do ramo financeiro
•Defesa dos empregos, considerando os avanços tecnológicos no trabalho bancário
•Redução da taxa de juros para induzir o crescimento econômico e geração de emprego e renda
•Reforma tributária: tributar os super ricos e ampliar a isenção do IR na PLR
•Fortalecimento das entidades sindicais e da negociação coletiva
•Ampliação da sindicalização
•Fortalecimento do debate sobre a importância das eleições de 2024 para a classe trabalhadora na defesa de seus direitos e da democracia: eleger candidatos e candidatas que tenham compromisso com as pautas dos trabalhadores


CAIXA

Entrega da minuta de reivindicações específicas das empregadas e empregados da Caixa, aprovada durante o 39º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa, que reforçou a necessidade:
•    do fim do teto de custeio pelo banco com despesas relacionadas à saúde dos trabalhadores, inclusive com o Saúde Caixa (definido em 6,5% da folha de pagamentos);
•    de negociarmos uma proposta para o equacionamento dos déficits da Funcef, de forma que não onere ainda mais, nem promova redução de direitos dos participantes;
•    de solucionarmos os diversos pontos que prejudicam as condições de trabalho no banco e estão levando os empregados ao adoecimento;
•    da nossa luta em defesa da Caixa 100% pública; e
•    da unificação da luta em defesa dos direitos da categoria bancária


BANCO DO BRASIL
 

Entrega da minuta de reivindicações específicas das trabalhadoras e trabalhadores do BB, aprovada durante o 34º Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil, que reforçou a necessidade:

* Fim do Performa e as distorções que o programa causou sobre o encarreiramento;
* Defesa da Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil (Previ), incluindo o acesso dos planos para os trabalhadores de bancos incorporados; 
* Reivindicações que envolvem a Cassi, incluindo o acesso da Caixa de Assistência dos Funcionários do BB para todos os trabalhadores de bancos incorporados;
* Cargos que o banco precisa rever, como caixa, supervisor de atendimento e gerente de serviço, onde os funcionários têm pautas importantes e específicas;
* Reivindicações das Centrais de Relacionamento do Banco do Brasil (CRBBs); e
* Reivindicação de mesas específicas com o banco, para entregar as pautas dos grupos auto-organizados, como estratégia para melhorar a diversidade.

 


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