Em uma votação que começou às 18 horas da quarta-feira (31/8) e se encerrou há poucos minutos desta quinta-feira (1/9), pela plataforma eletrônica Vota Bem, os bancários de Rondônia aprovaram, por ampla maioria, a proposta global da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) para a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) e também as propostas dos Acordos Coletivos de Trabalho (ACT) específicos dos bancos públicos: Banco do Brasil, Banco da Amazônia e Caixa Econômica Federal.
FENABAN
Aprovação, por 85,32%, da proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), que é bianual (2022/2024) e estabelece reajuste de 8% nos salários, aumento de 10% nos vales alimentação (VA) e refeição (VR), além de um adicional de R$ 1.000,00 em vale alimentação, a ser creditado até outubro de 2022. A proposta também prevê reajuste de 13% para a parcela adicional da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) neste ano e, para 2023, aumento real de 0,5% (INPC + 0,5%) para salários, PLR, VA/VR e demais cláusulas econômicas.
Clique AQUI para saber mais sobre a proposta global da Fenaban.
BANCO DO BRASIL
Aprovação, por 79,38%, das propostas das específicas entre a Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil (CEBB) e a direção da empresa para o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2022-2024, que também acompanha a mesa única com a Fenaban.
Clique AQUI para saber mais sobre o ACT específico do BB.
BANCO DA AMAZÔNIA
Aprovação, por 91,61%, das propostas das entre os representantes das entidades sindicais com a direção do Banco da Amazônia para o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2022-2024, que também acompanha a mesa única com a Fenaban.
Clique AQUI para saber mais sobre o ACT específico do Basa.
CAIXA ECONÔMICA FEDERAL
Aprovação, por 73,59, das propostas das entre a Comissão Executiva dos Empregados da Caixa (CEE/Caixa) e a direção nacional do banco para o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2022-2024, que também acompanha a mesa única com a Fenaban.
Clique AQUI para saber mais sobre o ACT específico da Caixa.
“A aprovação, por ampla maioria em todas as propostas, tanto a global da Fenaban, quanto as específicas, confirma que os bancários confiam na nossa luta, na dedicação e todo sacrifício do Comando Nacional dos Bancários, do nosso Sindicato e das demais entidades representativas da categoria. É importante entender que, apesar desta aprovação, que estabelece o encerramento da nossa campanha salarial, outros pontos importantes e de interesse dos trabalhadores continuarão em uma agenda permanente, e todas os esclarecimentos sobre estas pautas serão continuamente divulgadas pelos nossos canais de comunicação. Parabéns a todos os bancários e muito obrigado pelo voto de confiança em nosso trabalho que é, sobretudo, sempre defender os interesses de cada um dos trabalhadores do ramo financeiro rondoniense”, destacou Ivone Colombo, presidenta do Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Rondônia (SEEB-RO) e membro do Comando Nacional dos Bancários.