Após debate em grupos (divididos nos eixos: emprego, remuneração, saúde e condições de trabalho), a apresentação e votação das propostas ocorreu na tarde de sábado (dia 27), marcando o encerramento do 8º Encontro Estadual dos Bancários de MS, realizado pelos Sindicatos dos Bancários de Campo Grande, de Dourados e de Ponta Porã.
Entre as propostas aprovadas estão:
“Os debates do encontro foram muito proveitosos e contribuíram para a construção da nossa pauta. Agora, essas reivindicações serão encaminhadas às conferências regional e nacional para apreciação. O cenário econômico se mostra favorável e permite à categoria buscar ganho real na campanha salarial”, disse José dos Santos Brito.
“Foi um processo marcado por intensos debates, divergências e discussões construtivas, visando elaborar propostas a serem apresentadas nas conferências. Nesse contexto, os bancários do Mato Grosso do Sul se empenharam em contribuir com suas ideias sobre o que consideram ser o melhor caminho a seguir”, complementou Raul Verão.
Delegados
Também foram eleitos os delegados e as delegadas que vão representar os bancários de Mato Grosso do Sul nas conferências, encontros e congressos, sendo:
17ª Conferência Regional da FETEC-CUT/CN - dias 14 e 15 de maio em Brasília-DF:
Encontro Nacional dos Funcionários do Santander - dia 6 de junho, em São Paulo/SP:
Encontro Nacional dos Funcionários do Itaú - dia 6 de junho, em São Paulo/SP:
Encontro Nacional dos Funcionários do Bradesco - dia 6 de junho, em São Paulo/SP:
34º CNFBB (Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil) - dias 4, 5 e 6 de junho, em São Paulo/SP:
39º CONECEF (Congresso Nacional dos Empregados da Caixa) - dias 4, 5 e 6 de junho, em São Paulo/SP:
26ª Conferência Nacional dos Bancários - dias 7, 8 e 9 de junho, em São Paulo/SP:
“Agradecemos a presença dos bancários e bancárias que contribuíram com a construção do nosso encontro e na elaboração da nossa minuta de reivindicações. Além disso, elegemos a delegação que representará os interesses da categoria bancária de MS nos debates regionais e nacionais e que também contribuirá para uma luta incansável em prol da conquista de mais direitos para todos”, ressaltou o presidente do SEEB-Dourados, Carlos Longo.
“Esse encontro marcou o início do processo da Campanha Nacional dos Bancários. Foram dois dias de debates intensos e importantes, que ajudaram na construção das nossas pautas e também nos preparou para a negociação com os bancos. Sabemos que a negociação com os banqueiros nunca é fácil, por isso precisamos de subsídios para lutar pelos nossos direitos atuais, mas, principalmente, para que possamos avançar em pautas de suma importância, como emprego e o adoecimento da categoria”, destacou a presidente do SEEBCG-MS, Neide Rodrigues, que é integrante do Comando Nacional dos Bancários, grupo que negocia com a Fenaban.
8º EEBAN/MS
O 8º EEBAN/MS teve início na sexta-feira, dia 26 de abril, com a abertura oficial do evento e a palestra da deputada federal e bancária aposentada da Caixa, Erika Kokay , sobre “Conjuntura Política e Econômica – Reflexos na classe trabalhadora e a correlação de forças no Congresso Nacional”.
Leia mais em: Abertura do 8º EEBAN/MS reúne bancários, dirigentes sindicais e autoridades em Dourados
O evento seguiu com a programação durante todo o sábado, dia 27, com debates sobre o sistema financeiro, as negociações salariais das demais categorias e o andamento da Campanha Nacional dos Bancários de 2024, com painéis apresentados pela economista e supervisora técnica do Dieese, Andreia Ferreira, e a secretaria de mulheres da Contraf-CUT e coordenadora do CEBB, Fernanda Lopes.
Leia mais em: Painéis do 8º EEBAN/MS apontam os desafios dos bancários na Campanha Nacional de 2024
O evento foi organizado pelos sindicatos dos bancários de Campo Grande, Dourados e Ponta Porã e contou com a delegação de trabalhadores da base das três entidades sindicais.
Por: Comunicação do SEEBCG-MS
Fotos: Reginaldo de Oliveira/Martins e Santos Comunicação