Notícias

home » notícias

29 de Agosto de 2022 às 07:53

Bancários de Mato Grosso rejeitam proposta rebaixada dos bancos e definem assembleia permanente


Os bancários e bancárias de Mato Grosso rejeitaram a proposta apresentada pelos bancos em assembleia realizada pelo Sindicato dos Bancários de Mato Grosso (SEEB-MT), nesta sexta-feira (26). A votação online ocorreu via sistema votabem e o resultado foi 98,97% pela rejeição da proposta, avaliada como rebaixada. Outra definição foi definir o estado de assembleia permanente.

Entre os motivos da rejeição estão reajuste sem aumento real, com reajuste do vale alimentação apenas pela inflação geral, sem considerar a inflação dos alimentos, e retirada de direitos na PLR. Os bancos também não apresentaram proposta para aumento dos salários e demais verbas econômicas, mantendo a proposta de reajuste de apenas 65% da inflação. O Comando cobra proposta global, com aumento real dos salários.

O presidente do SEEB-MT, Clodoaldo Barbosa, afirma que a rejeição da proposta pela categoria é a resposta ao desrespeito que os bancos mantêm com os trabalhadores ao negar valorização. “Os quatro maiores bancos (BB, Bradesco, Itaú e Santander) registraram um lucro líquido de R$ 90,5 bilhões e, para manter seus lucros bilionários, essas instituições fecharam 12 mil postos de trabalho nos últimos dois anos. Vamos continuar nossa luta e fortalecer nossa Campanha em busca de uma proposta global e que nos valorize”, destaca.

Outros pontos reivindicados pelos trabalhadores são: garantia dos empregos, proteção aos trabalhadores adoecidos, contratação de mais bancários, fim das metas abusivas, combate ao assédio moral e sexual e tratamento daqueles que ficaram com sequelas da covid-19.

As negociações ficam interrompidas no final de semana e serão retomadas na segunda-feira (29), às 14h, quando, segundo a Fenaban, será apresentada uma proposta para encerrar a campanha.

 

Notícias Relacionadas