Bancários e bancárias da base do Sindicato dos Bancários de Dourados e Região MS aprovaram, em assembleia remota/virtual, a pauta de reivindicações da Campanha Nacional dos Bancários 2022. A votação aconteceu das 07 às 19 horas desta terça-feira, 14 de junho, pela página bancarios.votabem.com.br. Ao todo, na base do sindicato, 99,07% votaram pela aprovação da minuta, 0,93% se abstiveram e não houve nenhum voto contrário.
As assembleias, realizadas por sindicatos em todo o País, para aprovação da minuta é mais uma etapa da Campanha Nacional dos Bancários deste ano. O próximo passo é o Comando Nacional dos Bancários entregar o conjunto de reivindicações para a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban). A entrega está prevista para acontecer nesta quarta-feira.
A pauta da categoria foi deliberada neste domingo, 12, último dia da 24ª Conferência Nacional dos Bancários. Entre os tópicos estão reajuste da inflação (INPC) + 5% nos salários e demais cláusulas econômicas e aumento maior para os vales refeição e alimentação; manutenção e atualização da PLR; combate ao assédio moral, garantia de empregos e da saúde dos trabalhadores e trabalhadoras.
As reivindicações são fruto da escuta da categoria e debates em encontros regionais. Um dos instrumentos foi a Consulta Nacional, que teve mais de 35 mil participações de bancários e bancárias. A pesquisa indicou que a categoria também está preocupada com o que acontece no Brasil e que atinge toda a sociedade.
Dados da consulta apontam que para 84,3% da categoria é muito importante eleger, nas eleições deste ano, candidatos à Presidência e ao Congresso Nacional comprometidos com as pautas da classe trabalhadora. Outros 12,2% classificam como importante. Um Brasil sem fome, com equidade, emprego digno e salário justo, mais investimentos em saúde e educação, democracia, soberania e que valorize suas empresas estatais e bancos públicos também estão entre os anseios da categoria.
A Campanha Nacional dos Bancários está avançando e, mais do que nunca, são fundamentais a unidade e mobilização da categoria. O governo federal, com apoio de parte do Congresso Nacional e do empresariado, tem promovido uma série de ataques aos direitos da classe trabalhadora. Defendem posturas e ações que têm reduzido o poder de compra de todos e todas, aumentando o empobrecimento e a fome no Brasil. Toda essa conjuntura reflete no processo de negociação da nossa Campanha e torna a luta ainda mais dura.
Sindicato dos Bancários de Dourados e Região MS