Notícias

home » notícias

2 de Setembro de 2022 às 05:00

Bancários de Campo Grande e região aprovam propostas da Fenaban, Caixa e BB


Os bancários e bancárias da base do SEEBCG-MS aprovaram em assembleia virtual, realizada nos dias 30 de agosto e 1º de setembro, as propostas da Fenaban, Caixa e Banco do Brasil. O Comando Nacional dos Bancários e o sindicato orientaram pela aprovação das propostas para renovação de dois anos da Convenção Coletiva de Trabalho e dos Acordos Coletivos específicos dos funcionários dos bancos públicos.

RESULTADO FINAL DA APROVAÇÃO NA BASE DO SEEBG-MS 

CCT de dois anos (bancos privados) - 481 votos
84,41% - SIM
14,35% - NÃO

ACT da Caixa - 468 votos
78,42% - SIM
20,73% - NÃO

ACT do Banco do Brasil - 391 votos
64,71% - SIM
33,25% - NÃO

Em todo o país, 78,37% dos bancários aprovaram a proposta da nova CCT; 62,76% o novo ACT dos empregados da Caixa; e 61% o ACT dos funcionários do BB. Com a aprovação, a próxima fase é a assinatura dos acordos, prevista para esta sexta-feira (2).

A presidente do SEEBCG-MS, Neide Rodrigues, que é integrante do Comando Nacional dos Bancários, destaca a importância da aprovação dessas propostas, depois de 19 rodadas de negociação com os bancos. 

“Importante dizer que a gente conseguiu manter todos os direitos da nossa convenção coletiva, não tivemos perdas nenhum, na verdade conseguimos incluir cláusulas novas, como a questão do teletrabalho e assédios moral e sexual, é um avanço importante. Parabéns a todos que confiaram na negociação, principalmente hoje, com muitas fake news, dizendo que direitos seriam retirados. Mas quero dizer que as negociações foram sérias, difíceis, passamos a noite em negociação e conseguimos avançar”, destaca Neide.

Após dois meses e meio de duras negociações, o Comando Nacional dos Bancários arrancou da Fenaban uma proposta para 2022 e 2023. Para este ano, a categoria terá reajuste de 8% nos salários, aumento de 10% nos vales alimentação (VA) e refeição (VR), além de um adicional de R$ 1 mil em vale alimentação, a ser creditado até outubro de 2022. A proposta também prevê reajuste de 13% para a parcela adicional da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) neste ano.

Para 2023, a proposta prevê aumento real de 0,5% (INPC + 0,5%) para salários, PLR, VA/VR e demais cláusulas econômicas.

A proposta garante ainda a manutenção de todos os direitos previstos na CCT, além de avanços em cláusulas sociais, como ajuda de custo para o teletrabalho e ações de combate ao assédio sexual nos bancos.

Leia mais sobre as propostas: Bancários arrancam proposta com conquistas

CEE indica aprovação do ACT específico da Caixa

BB: funcionários barram tentativa do banco de retirar direitos e conquistam novo ACT

Por: Assessoria de Comunicação do SEEBCG-MS


Notícias Relacionadas