Foi com profunda indignação que o Sindicato tomou conhecimento na tarde desta terça-feira (28) das denúncias publicadas pelo portal Metrópoles dando conta da prática repugnante de assédio sexual por parte do presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, contra diversas bancárias da empresa.
Trata-se de um comportamento repugnante, que, se confirmado pelo Ministério Público Federal, exige das autoridades competentes punição exemplar – como demissão – para que não mais volte a se repetir, seja qual for o mandatário de plantão, não somente no banco, mas em todos os demais órgãos da administração pública federal. Nesse ínterim, de desenrolar das investigações, o Sindicato cobra o afastamento imediato de Pedro Guimarães, para o bom andamento do processo, com a lisura e transparência que a situação exige.
Somados a tantos outros desmandos do atual presidente da Caixa, casos graves como esses, retrato de um governo reconhecidamente autoritário e misógino, contribuem ainda mais para manchar a imagem do banco como um empresa pública secular a serviço de todas as brasileiras e brasileiros, que historicamente tem na ética o fundamento básico norteador da sua relação tanto com suas funcionárias e funcionários quanto com a população, principalmente a mais carente.
A luta contra toda e qualquer forma de assédio – seja sexual, seja moral – sempre constituiu uma das principais bandeiras de luta do Sindicato e figura como uma das demandas mais urgentes das reivindicações dos bancários na Campanha Nacional dos Bancários deste ano.
O Sindicato se solidariza com as bancárias vítimas dessa conduta condenável do presidente da Caixa e disponibiliza a elas (e a quem precisar) toda a sua estrutura – principalmente jurídica –, tanto como apoio especializado como para a adoção das providências que se fizerem necessárias. A entidade dispõe ainda de um canal próprio (9 9292-5294) pelo qual as bancárias podem encaminhar denúncias dessa natureza, com a garantia do mais absoluto sigilo.
Basta de assédio sexual! Basta de violência contra as mulheres!
Sindicato dos Bancários de Brasília