Notícias

home » notícias

22 de Junho de 2024 às 07:50

Sindicato faz solenidade para a posse de Fabi Uehara


A noite de quarta-feira, 20, foi de encontros e comemoração na sede do Sindicato dos Bancários de Brasília para marcar a posse da conselheira do Conselho de Administração da Caixa Econômica Federal, Fabiana Uehara Proscholdt, eleita em março passado, representando os empregados e empregadas do banco.

Durante a solenidade, a mesa foi composta pela conselheira eleita, Fabi Uehara, o presidente da APCEF, José Herculano (Bala), o vice-presidente da FENAE, Clotário Cardoso, Kelly Quirino a Conselheira de Administração do Banco do Brasil. Toda a atividade teve a coordenação do presidente do Sindicato dos Bancários de Brasília, Eduardo Araújo. Todos se manifestaram para uma expressiva plenária que acompanhou todas as atividades.

Na abertura, Eduardo Araújo agradeceu a presença de todos, destacando, que “apesar das limitações para a atuação dos conselheiros representando os funcionários dentro do Conselho de Administração da CEF, a eleição de Fabi Uehara tem grande importância para toda a categoria, pela sua origem no movimento sindical, ser funcionária do banco e uma defensora de uma CEF pública, sem vacilar na defesa dos interesses públicos e da categoria”.

A primeira a falar foi Rafaela Gomes, dirigente da FETEC, afirmou a importância do momento que a categoria vivenciava, com a posse de Fabiana. “Fabi tem uma grande trajetória na defesa dos interesses da categoria, é a pessoa certa para trabalhar certo dentro do Conselho”, disse.

O presidente da Associação do pessoal da Caixa Econômica Federal – APCEF, Bala, destacou também a “importância da participação de Fabi Uehara no Conselho de Administração da CEF por ser uma representante dos bancários, que levará as demandas da categoria, será um elo entre os trabalhadores do banco e a direção”. Bala reafirmou a importância da participação de Fabi Uehara “por ser uma mulher no Conselho de Administração da CEF. A força da categoria representada pela mulher, que representa a maioria dos bancários”.

Cardoso, vice-presidente da FENAE, relembrou que a participação dos trabalhadores no processo, “foi uma conquista em 2010, obtida durante o segundo mandato do presidente Lula, que assegurou o direito dos trabalhadores terem um representante no Conselho de Administração da CEF”. Destacou “que as empresas são públicas, Fabiana tem uma trajetória junto às lutas dos bancários, por isso a certeza de que a categoria terá uma representante legítima e comprometida com a categoria”.

Kelly Quirino reafirmou a importância de ter Fabiana Uehara no Conselho de Administração da CEF, o que “será fundamental para fazer avançar o projeto que temos para o Brasil, que representa milhões de trabalhadores que lutam por um Brasil que tenha desenvolvimento com justiça e igualdade para todos”. Quirino detalhou números sobre a importância da CEF, que possui uma carteira de 152 milhões de clientes, “um banco extremamente relevante para o Estado brasileiro”.

A conselheira Fabi Uehara afirmou estar orgulhosa pela tarefa que assume, pois os empregados são os responsáveis pela grandeza da CEF; que procurará fazer o debate para cada vez mais melhorar as condições de trabalho da categoria. “Será outro campo para representar e fazer ouvir os trabalhadores, atuará na defesa da mobilização da categoria. Não vivemos o melhor dos mundos, o congresso é conservador e exigirá nossa atuação junto aos parlamentares, com muita mobilização. Estarei sempre na defesa do banco 100% público”.

Antes de encerrar o ato, dentro do teatro, o dirigente Rodrigo Brito, fez a leitura do texto em uma placa entregue saudando a trajetória de Fabiana Uehara e ofertou um buque de rosas. A atividade foi encerrada no hall do sindicato, com um show musical, com a categoria reafirmando a disposição de reforçar a unidade e a construção de um movimento sindical cada vez mais forte. A deputada federal Érika Kokay fez o pronunciamento final, saudou a conselheira Fabiana, a direção do sindicato e a categoria. Em seguida a banda Cangaceiros do Cerrado iniciou um show coroando a noite de conquista da categoria.


Notícias Relacionadas