Em reunião com as entidades representativas, a Funcef apresentou a proposta operacional da incorporação do REB ao Novo Plano. Atendendo às solicitações dos representantes dos empregados da Caixa, foram realizados alguns ajustes no projeto original.
As entidades têm procurado a Funcef para esclarecer questões ainda sem resolução. Importante lembrar que uma metodologia foi apresentada em mesa de negociação em outubro de 2014. Mas, o processo ficou abandonado na Fundação até o segundo semestre de 2021.
As principais distinções de regras dos planos estão na contribuição do participante. No REB, o percentual de salário de participação é observado o mínimo de 2%. Já no Novo Plano, é observado o mínimo de 5%. Com relação ao salário de participação, o REB não inclui todas as verbas salariais não eventuais e o Novo Plano inclui até o limite de R$ 44.184,47.
Os participantes agora esperam que a proposta saia do papel. Mas antes precisa passar pelas instâncias decisórias da Funcef e encaminhada para a Caixa e Previc, para aprovação final.