Sindicatos de bancários das bases que ainda não aprovaram o aditivo ao Acordo Coletivo de Trabalho sobre o Saúde Caixa foram orientados a realizar novas assembleias nesta terça-feira (16), das 9h00 às 18h00. Na base da Federalção dos Bancários do Centro-Norte (Fetec-CUT/CN) haverá assembleias nos sindicatos do Pará e do Acre. O Comando Nacional dos Bancários indica a aprovação da proposta.
Todas as empregadas e empregados destas bases, da ativa e aposentados, que sejam titulares do plano têm direito ao voto. Pensionistas que sejam titulares do plano também podem votar.
Empregados da ativa devem votar na base de lotação administrativa. Aposentados e pensionistas votam na base da agência onde recebem os proventos.
Como votar
A orientação é para que os titulares do plano (empregados da ativa, aposentados e pensionistas) utilizem o link divulgado pelos seus respectivos sindicatos. Basta preencher com o número da matrícula (seis números mais o dígito) e o CPF. No entanto, a maioria dos sindicatos utilizará a plataforma de votação disponibilizada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT).
Em São Carlos, no interior de São Paulo, a assembleia será presencial, na sede do sindicato (rua 13 de maio, 2206, Centro), a partir das 17h.
Vote na certeza
Para ajudar os usuários do plano a entender a proposta e votar com segurança, a Contraf-CUT, a Fenae e diversas outras entidades elaboraram um boletim com a explicação da proposta, um segundo boletim mostrando porque é seguro aprovar o aditivo, uma série de perguntas e respostas e um simulador dos valores das parcelas, para que cada um veja o quanto pagará de mensalidade e quanto pagaria se a Caixa implementasse o que sugeria com os cálculos atuariais do plano.
“Ficamos um longo tempo negociando com a Caixa. A cada momento publicávamos textos explicando o que estava em jogo e como estavam as negociações. Fizemos diversos bate-papos ao vivo antes e depois da proposta e uma série de materiais para que todos possam aprovar o acordo com segurança”, explicou a coordenadora da Comissão Executiva dos Empregados (CEE) da Caixa, Fabiana Uehara Proscholdt.
Fonte: Contraf-CUIT, com Fetec-CUT/CN