Na última segunda-feira (29), o presidente da Funcef, Ricardo Pontes, e o diretor de Benefícios, Jair Pedro, estiveram na sede da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), em Brasília, para tratar de pautas do interesse dos participantes. Os representantes dos participantes foram recebidos pelo diretor-superintendente do órgão, Ricardo Pena.
Os diretores da Funcef firmaram junto à Previc o compromisso de solucionar o equacionamento que impacta no benefício recebido pelos participantes. “É um assunto complexo que vai exigir das entidades, tanto da Caixa como patrocinadora quanto da Previc e da Funcef, encontrar uma solução para esse desconto em função do déficit de anos atrás”, disse o diretor Jair Pedro.
A conversa também pautou a incorporação do plano REB, que existiu até 2006, ao Novo Plano. As tratativas apontam para a regularização da junção do plano, que atinge mais de 9 mil participantes, até o fim do próximo ano. À reportagem do Sindicato, Jair contou que os ataques a benefícios conquistados em 2006, como o Fundo de Acumulação de Benefícios (FAB) e o Fundo para Revisão de Benefício Saldado (FRB), também foram pauta da conversa.
“Este novo momento que vivemos no país, na Caixa e na Funcef, nos possibilita um melhor diálogo e soluções para os problemas existentes. É necessário aliviar, de imediato, o bolso dos participantes e é possível fazer isso no curto prazo. A união das entidades representativas da ativa e dos aposentados é fundamental para avançarmos”, destaca a conselheira da Funcef, eleita pelos participantes, Maria Gaia.
Da Redação