A Federação dos Bancários do Centro-Norte (Fetec-CUT/CN), por intermédio do presidente Rodrigo Britto, prestigiou nesta terça-feira 11 a posse de Fabiana Uehara, em Brasília, como a nova representante dos empregados e das empregadas no Conselho de Administração da Caixa (CA/Caixa). Apoiada pela Fetec e pelo movimento sindical bancário, Fabiana foi eleita em segundo turno realizado entre os dias 11 e 14 de março, com 50,88% dos votos válidos.
“Para nós da Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Centro-Norte, é uma grande satisfação a companheira Fabiana Uehara estar tomando posse hoje como representante eleita dos empregados e das empregadas da Caixa no seu Conselho de Administração”, afirmou o presidente da Fetec-CUT/CN, Rodrigo Britto.
“Temos confiança no trabalho que a companheira Fabi realizará no Conselho defendendo a nossa Caixa Econômica Federal e defendendo os interesses dos empregados e empregadas. Desejo boa sorte e sucesso à Fabi e que ela conte sempre com o apoio da Fetec Centro-Norte”, acrescentou Rodrigo.
Após a cerimônia, na sede da Caixa, Fabiana Uehara reafirmou seus compromissos de campanha: “Hoje tomei posse como representante dos empregados no Conselho de Administração da Caixa. Quero reforçar aqui que esse é um mandato coletivo, não é o mandato da Fabiana, e sim o mandato dos empregados e empregadas da Caixa. Claro que com todo o apoio do movimento sindical. Quero reforçar também que a luta pela valorização e respeito dos empregados continua, porque o CA é mais uma instância de luta, na qual existe a estratégia e a política da Caixa. Estou junto com os colegas na luta por uma Caixa 100% pública e por melhores condições de trabalho para os nossos colegas”.
O Conselho de Administração da Caixa é composto por oito membros – e apenas um representa os trabalhadores. A participação de um representante dos empregados no Conselho de Administração das estatais é garantida pela Lei 12.353, sancionada pelo então presidente Luís Inácio Lula da Silva, em 2010.
O CA é o órgão de decisão colegiada e de orientação geral dos negócios do banco, responsável por definir diretrizes e objetivos empresariais e por monitorar e avaliar os resultados. Também deve estabelecer a orientação geral dos negócios da Caixa e decidir sobre questões estratégicas.
Posse de Fabiana Uehara no Conselho de Administração da Caixa
Fonte: Fetec-CUT/CN