Notícias

home » notícias

11 de Dezembro de 2020 às 07:43

Empregados da Caixa combatem reestruturação abusiva e danosa à empresa. Dia nacional de luta nesta sexta (11)


Os empregados da Caixa se mobilizam e intensificam ações contra a reestruturação imposta pela empresa sem planejamento e sem diálogo com os trabalhadores e suas entidades representativas.

Por orientação da Contraf-CUT e da CEE/Caixa, os sindicatos promovem protestos nesta sexta-feira (11), Dia Nacional de Luta contra os despejos e as medidas abusivas que levam insegurança e pânico às unidades.

A “reestruturação” avança no plano do governo de destruir a empresa pública e atinge praticamente todas as suas áreas, com muitas delas sendo extintas. Foi suspensa a renovação do aluguel de 170 imóveis, e prédios próprios estão sendo vendidos. Isso depois de a empresa ter feito investimentos nas instalações, o que anula eventual propósito de redução de custo.

Empregados com função incorporada estão sendo retirados de seus locais de trabalho. Está claro que o objetivo da direção da empresa é forçá-los a aderir ao Plano de Demissões Incentivadas, cujo prazo de adesão foi prorrogado por ter ficado longe da meta esperada.

“Estamos, portanto, diante de um verdadeiro despejo de colegas com tremendo desrespeito e falta de transparência. Essas transferências compulsórias não resolvem o problema de reforço que as agências precisam e, pior ainda, prejudicam o trabalho de outras unidades também importantes para a empresa. Para resolver e dar melhor condições de trabalho para todos o que a Caixa precisa fazer é contratar”, afirma Fabiana Uehara, coordenadora da CEE/Caixa.

Aliada ao combate à desestruturação, em defesa da empresa 100% pública, a luta dos empregados inclui também combate sistemático a outras medidas que demonstram igualmente o desrespeito da direção da Caixa em relação aos empregados, caso do aumento unilateral das metas, dos descomissionamentos arbitrários e do assédio moral viabilizado pelo normativo que institui o Programa de Incentivo às Práticas de Vendas Qualificadas (PQV), criando o conceito de “falha comportamental”.

“Não iremos permitir descomissionamento de empregados que foram desalojados de suas unidades e vamos combater também os descomissionamentos corriqueiros ancorados na falácia do feedback estruturado. Tampouco permitiremos punição de empregados por condutas monitoradas de forma subjetiva, como permite o PQV. Orientamos os bancários e as bancárias a denunciarem atos de gestão abusivos, para que possamos intensificar as ações de combate aos desrespeitos perpetrados pela empresa”, frisa Antonio Abdan, diretor de Relações com a Comunidade do Sindicato e representante da Federação Centro-Norte na CEE/Caixa.

Trajes pretos nas unidades e tuitaço às 11h

A CEE/Caixa orienta os empregados a usarem trajes pretos nesta sexta-feira e a participarem de um tuitaço em protesto contra a direção da Caixa, às 11h, com as hastags #MexeuComACaixaMexeuComOBrasil, #MaisContrataçõesMenosFilas e #CaixaRespeiteOEmpregado.

Ato virtual

Além das atividades presenciais de protesto por todo o país, será realizado também um ato virtual na Matriz I da Caixa, em Brasília, a partir das 11h.

A manifestação será por meio do Manif.app, ferramenta criada na França por sindicalistas, utilizada em manifestações durante a pandemia de coronavírus. A população também pode se manifestar de forma virtual. Ao acessar o app, poderá ficar até 24 horas no local indicado. Confira o passo a passo de como participar:

• Acesse o link para localizar o prédio da Caixa: https://manif.app/?lat=-15.803187548232506&long=-47.883350551128395&zoom=19&lang=pt
• Para dar um zoom: se estiver usando telefone, coloque dois dedos sobre a tela e afaste-os.
• Se estiver usando o computador, arraste o mapa rolando o botão do mouse.
• Clique no botão de “Manifestar!” (vermelho no alto da página e centralizado) para pousar o seu avatar e iniciar a manifestação.
• Mova o seu avatar à vontade.
• Preencha o campo de “slogan” com uma das nossas hastag #MexeuComACaixaMexeuComOBrasil #MaisContrataçõesMenosFilas #CaixaRespeiteOEmpregado e dê um Enter para modificar seu slogan.
• Mova o mouse sobre os outros avatares para ver os slogans dos outros manifestantes presentes.
• Clique sobre “Parar” para encerrar a sua participação. O seu avatar ficará no mapa compartilhado durante 24 horas após a última modificação.
• Clique sobre “Atualizar” para ver os manifestantes presentes no momento (o mapa não é atualizado automaticamente).

Da Redação


Notícias Relacionadas