Em reunião entre o Sindicato e o BRB realizada no dia 13, além da formalização do pagamento da PLR para o dia 17, outros assuntos foram levantados para que possam ser tratados nas próximas reuniões da mesa permanente de negociação, como participação nos lucros e metas, novo PCCR e teletrabalho.
Sobre a PLR, fora cobrado a observância do acordo conforme assinado, principalmente no que tange à divisão de metas por trimestre, uma vez que a meta é conhecida no início ou após cada trimestre, e não há qualquer previsibilidade, por parte dos empregados, sendo usada inclusive como método de pressão. Neste ponto o banco entende que está cumprindo e em próximas reuniões demonstrará como operacionaliza, dentro do que entende como observância estrita do acordo.
Acerca do PCCR, o banco informa que tem interesse de fazer e queria mostrar ao Sindicato como ficaria. Em contraponto, o Sindicato informou que, além de ver a proposta, pretende discuti-la, pois é um tema de grande interesse dos bancários, uma vez que mexe com toda a estrutura de encarreiramento, como, por exemplo, o assunto que sempre vem à tona, que é o da continuidade da atividade de orientador de atendimento. Há também outros temas, a exemplo do combate às perseguições veladas aos escriturários na área de TI do BRB, que acreditávamos ter cessado, mas ainda acontecem.
Sobre o teletrabalho, é necessária a sua regulamentação, seja em uma eventual forma de retorno, em função do home office na pandemia, ou uma discussão mais perene sobre a modalidade no BRB, sendo fundamental a discussão de uma proposta que contemple também formas de trabalho adequadas para os bancários.
Outro ponto importantíssimo é a continuidade na contratação de mais funcionários – o banco informou, em matéria do Metrópoles, que pretende contratar todos do cadastro reserva, conforme estamos reivindicando junto à comissão dos aprovados há tanto tempo. Porém, conforme já é rotineiro nas lutas sindicais, o banco informar que pretende não quer dizer que vai contratar. Dessa forma, é importantíssimo manter a mobilização e os trabalhos para que essa pauta seja plenamente atendida.
Acompanhe as redes sociais do Sindicato. Sempre há novidades e assuntos relacionados à vida dos bancários, dentro e fora do banco.
Da Redação