O concurso para escriturário do BRB de 2019 segue recebendo total atenção do Sindicato. Nesta quinta-feira (12), a entidade encaminhou ofício ao presidente do banco, Paulo Henrique Costa, propondo a instauração de uma mesa de negociação que discuta a convocação dos aprovados e amplie a validade do certame.
No documento, assinado pelo presidente do Sindicato e ex-bancário do BRB, Kleytton Morais, a entidade justifica a necessidade de mais funcionários pelo aumento de clientes atendidos nos últimos meses. “No período do 1º semestre de 2021, ocorreu aumento da base de clientes de mais de 313 mil (+46,9%), motivado pela forte expansão do Banco Digital e pelo programa Acredita DF, alcançando 980 mil só no 1º trimestre do ano”, pontua a entidade no ofício.
O Sindicato ainda recorda que, em virtude do aumento no número de clientes e usuários atendidos diariamente pelo banco regional, inclusive durante a maior crise sanitária, econômica e social das últimas décadas, os bancários e bancárias da ativa têm sofrido com a intensidade do trabalho que, sem dúvida, poderia ser menor com a entrada de novos funcionários.
Bancário do BRB e diretor da Federação dos Bancários do Centro Norte (Fetec-CUT/CN), Ivan Amarante lembrou que o esforço das entidades que representam os trabalhadores está voltada tanto para garantir a qualidade de vida dos bancários quanto para o fortalecimento do banco público. “Estamos em constante diálogo com a comissão dos aprovados para reivindicar junto à direção do banco ações em favor de um BRB mais forte e perene, com trabalhadores dispostos a prestar o melhor atendimento à população do DF”, frisa o dirigente.
Joanna Alves
Do Seeb Brasília